4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Taissa Vieira Lozano Burci

Description

A educação tem buscado ao longo dos anos, especialmente, após a expansão tecnológica no Brasil a partir década de 1990, inserir as tecnologias como mais uma forma de contribuir com o processo formativo dos alunos. Apesar dos incentivos, discussões e regulamentações, existem problemas voltados a formação de professores e a estrutura nas instituições educacionais que ocasionam a ausência ou o uso inadequado desses recursos. A pesquisa visa analisar a relevância da formação docente voltada ao uso da Tecnologias Digitais na educação a fim de contribuir com melhoria do processo formativo dos alunos. O procedimento metodológico é uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 existem regulamentações e programas voltados para o uso das tecnologias na educação no âmbito da formação docente e estruturação física das instituições educacionais. Apesar dessas regulamentações foi com o ensino remoto que parte dos professores aprenderam a utilizar alguns recursos tecnológicos, todavia não podemos ignorar que o que ocorreu foi a transposição do ensino presencial para o virtual. Nesse contexto, destacamos a necessidade de proporcionar ambientes formativos voltados ao desenvolvimento da competência digital docente. Esse tipo de competência permite as pessoas autonomia e criticidade para lidar com as informações e recursos disponíveis, sabendo usufruir das suas potencialidades e com seus aspectos negativos. Essa perspectiva corresponde as necessidades do processo formativo que perpassa a educação superior com impactos significativos no trabalho docente e na qualidade da educação ofertada. Mesmo presente na educação, a relação com as tecnologias ainda é um desafio para o trabalho docente. Ela transcende os objetivos pedagógicos, pois necessita de letramento digital e por consequência, competência digital. Nesse sentido, percebemos como os cursos de formação docente são essências para contribuir com essa questão formativa e superar uma dificuldade real dos professores.

Palavras-chave Tecnologias, Aprendizagem, Ação docente, Formação docente, Ensino Superior

Author

Co-authors

Prof. Maria Luisa Furlan Costa (UEM) Prof. Patrícia Lakchmi Leite Mertzig (UEL e UEM/NAPI Educação do Futuro)

Presentation materials

There are no materials yet.