Speaker
Description
A educação tem buscado ao longo dos anos, especialmente, após a expansão tecnológica no Brasil a partir década de 1990, inserir as tecnologias como mais uma forma de contribuir com o processo formativo dos alunos. Apesar dos incentivos, discussões e regulamentações, existem problemas voltados a formação de professores e a estrutura nas instituições educacionais que ocasionam a ausência ou o uso inadequado desses recursos. A pesquisa visa analisar a relevância da formação docente voltada ao uso da Tecnologias Digitais na educação a fim de contribuir com melhoria do processo formativo dos alunos. O procedimento metodológico é uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 existem regulamentações e programas voltados para o uso das tecnologias na educação no âmbito da formação docente e estruturação física das instituições educacionais. Apesar dessas regulamentações foi com o ensino remoto que parte dos professores aprenderam a utilizar alguns recursos tecnológicos, todavia não podemos ignorar que o que ocorreu foi a transposição do ensino presencial para o virtual. Nesse contexto, destacamos a necessidade de proporcionar ambientes formativos voltados ao desenvolvimento da competência digital docente. Esse tipo de competência permite as pessoas autonomia e criticidade para lidar com as informações e recursos disponíveis, sabendo usufruir das suas potencialidades e com seus aspectos negativos. Essa perspectiva corresponde as necessidades do processo formativo que perpassa a educação superior com impactos significativos no trabalho docente e na qualidade da educação ofertada. Mesmo presente na educação, a relação com as tecnologias ainda é um desafio para o trabalho docente. Ela transcende os objetivos pedagógicos, pois necessita de letramento digital e por consequência, competência digital. Nesse sentido, percebemos como os cursos de formação docente são essências para contribuir com essa questão formativa e superar uma dificuldade real dos professores.
Palavras-chave | Tecnologias, Aprendizagem, Ação docente, Formação docente, Ensino Superior |
---|