4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

FORMAÇÃO INICIAL PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TDIC: EXPERIÊNCIA DE COLABORAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO EXTENSIONISTA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANIDADES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speakers

Juliana Rossi Duci (Universidade Federal do ABC)Prof. Carla Rodriguez (UFABC)Mx Rodrigo Da Silva Almeida (UFABC)

Description

A disciplina “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação” (TICE), obrigatória nas Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC, incorporou atividades extensionistas em 2024, mantendo sua oferta presencial ao longo de 12 semanas. Com 24 horas de aulas teóricas e 12 horas dedicadas à extensão, a proposta enfrentou desafios logísticos e metodológicos. A curricularização da extensão foi viabilizada por meio da colaboração entre duas docentes da UFABC e professores da educação básica, envolvendo licenciandos de humanidades e ciências da natureza, e de diversas áreas como neurociência, ciência da computação e bacharelados, o que fortaleceu o caráter interdisciplinar e colaborativo da disciplina. O principal objetivo foi promover uma compreensão crítica sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente escolar e sua integração ao trabalho docente. Para isso, a disciplina articulou teoria e prática, aproximando os estudantes da realidade escolar por meio do contato direto com professores parceiros, que compartilharam seus desafios pedagógicos. Essa interação permitiu aos estudantes refletirem sobre os limites e potencialidades das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada incluiu oficinas práticas, uso do ambiente Moodle, elaboração de sequências didáticas e reflexões coletivas sobre inclusão digital, ética e acessibilidade. O plano de ensino foi construído de forma colaborativa entre as duas docentes, os professores parceiros da rede básica de ensino e a monitoria estudantil, apoiando e promovendo o protagonismo dos estudantes na mediação com as escolas parceiras. Como resultados, destacam-se o desenvolvimento de competências digitais, atitudes colaborativas e uma nova percepção sobre o papel das TDICs na educação. Apesar dos desafios enfrentados, observou-se uma transformação significativa na postura dos estudantes. Conclui-se que a disciplina teve impacto positivo na formação inicial docente, evidenciando o potencial da extensão universitária como elo entre teoria, prática e comunidade escolar. Recomenda-se ampliar a carga horária e fortalecer parcerias com as escolas.

Palavras-chave Curricularização da extensão, formação inicial docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Authors

Juliana Rossi Duci (Universidade Federal do ABC) Prof. Carla Rodriguez (UFABC)

Co-authors

Presentation materials

There are no materials yet.