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A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) é um guia para a política pública do Estado, visando impulsionar o desenvolvimento, a inovação e o uso ético da Inteligência Artificial no país. No contexto da educação superior, a EBIA estabelece um diagnóstico e objetivos que se alinham diretamente com a necessidade de modernizar o ensino, as competências e as tecnologias digitais. O documento identifica a carência de mão de obra qualificada em tecnologia e o baixo interesse em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) como desafios. Nesse sentido, as universidades e faculdades desempenham o papel de funcionarem como principal motor para a capacitação de profissionais e a produção de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). A EBIA enfatiza a necessidade de ampliar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação relacionados à IA, além de estimular a formação de professores e educadores para o uso crítico e criativo das tecnologias digitais. O documento salienta a importância de promover a "literacia digital", que inclui a capacidade de usar e produzir mídias digitais de forma crítica e ética, e de rever os currículos para incorporar o pensamento computacional e a programação. Além disso, a EBIA reforça a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais e emocionais, como criatividade e pensamento crítico que se tornam essenciais à medida que as tecnologias de IA se tornam mais presentes na sociedade e no mercado de trabalho.
Palavras-chave | Inteligência artificial; Educação superior; Competências digitais; EBIA; Formação docente. |
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