4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

YASMIN MOREIRA VIEIRA DE SOUZA (Unesp - Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília)

Description

A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) é um guia para a política pública do Estado, visando impulsionar o desenvolvimento, a inovação e o uso ético da Inteligência Artificial no país. No contexto da educação superior, a EBIA estabelece um diagnóstico e objetivos que se alinham diretamente com a necessidade de modernizar o ensino, as competências e as tecnologias digitais. O documento identifica a carência de mão de obra qualificada em tecnologia e o baixo interesse em áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) como desafios. Nesse sentido, as universidades e faculdades desempenham o papel de funcionarem como principal motor para a capacitação de profissionais e a produção de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). A EBIA enfatiza a necessidade de ampliar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação relacionados à IA, além de estimular a formação de professores e educadores para o uso crítico e criativo das tecnologias digitais. O documento salienta a importância de promover a "literacia digital", que inclui a capacidade de usar e produzir mídias digitais de forma crítica e ética, e de rever os currículos para incorporar o pensamento computacional e a programação. Além disso, a EBIA reforça a necessidade de desenvolver habilidades interpessoais e emocionais, como criatividade e pensamento crítico que se tornam essenciais à medida que as tecnologias de IA se tornam mais presentes na sociedade e no mercado de trabalho.

Palavras-chave Inteligência artificial; Educação superior; Competências digitais; EBIA; Formação docente.

Author

YASMIN MOREIRA VIEIRA DE SOUZA (Unesp - Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília)

Presentation materials

There are no materials yet.