4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PALEONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS ATIVAS E COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM CURSOS DE BIOLOGIA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Prof. EVERTON ALVES (Universidade Estadual de Campinas/Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT))

Description

Professores de Ciências e Biologia ainda enfrentam desafios para abordar a Paleontologia em sala de aula, sobretudo devido a lacunas em sua formação inicial. Esta pesquisa qualitativa e descritiva realizou uma análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e planos de ensino da disciplina de Paleontologia em três cursos de Ciências Biológicas das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O estudo buscou responder às seguintes questões: (1) Os PPCs e planos de ensino seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) mais recentes?; (2) Contemplam abordagens inovadoras, como estratégias ativas e ensino híbrido? Os resultados indicam que, embora atualizados (Instituição de Ensino Superior — IES 1 em 2018, IES 2 em 2019 e IES 3 entre 2022 e 2023), os PPCs e planos de ensino apresentam descompassos em relação às DCNs. A Paleontologia tem recebido pouca atenção nas atualizações curriculares, com predomínio de metodologias expositivas e práticas tradicionais, mesmo quando as TDICs são mencionadas. Estratégias como ensino híbrido e sala de aula invertida, previstas nas diretrizes, não são aplicadas de forma sistemática. Observou-se que uma das instituições analisadas oferece curso de licenciatura com carga horária inferior à exigida por lei, evidenciando o descompasso entre as normativas nacionais e sua efetivação. Embora sejam documentos sintéticos, espera-se que os PPCs e os planos de ensino indiquem, ainda que brevemente, os fundamentos pedagógicos adotados e as metodologias previstas, especialmente quanto ao uso de TDICs e estratégias ativas. Conclui-se que a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e o desenvolvimento de competências digitais ainda dependem, em grande medida, da iniciativa dos docentes, o que contribui para o distanciamento entre as diretrizes nacionais e a prática em sala. Repensar o ensino de Paleontologia requer articulação entre políticas curriculares, planejamento institucional e práticas pedagógicas que mobilizem os estudantes e desenvolvam competências digitais, cognitivas e socioemocionais, alinhadas às demandas contemporâneas.

Palavras-chave Educação em Paleontologia; Educação Superior; Metodologias ativas; Competências digitais; Formação de professores.

Author

Prof. EVERTON ALVES (Universidade Estadual de Campinas/Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT))

Co-author

Prof. CAROLINA ZABINI (Universidade Estadual de Campinas/Departamento de Geologia e Recursos Naturais)

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