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Professores de Ciências e Biologia ainda enfrentam desafios para abordar a Paleontologia em sala de aula, sobretudo devido a lacunas em sua formação inicial. Esta pesquisa qualitativa e descritiva realizou uma análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e planos de ensino da disciplina de Paleontologia em três cursos de Ciências Biológicas das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O estudo buscou responder às seguintes questões: (1) Os PPCs e planos de ensino seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) mais recentes?; (2) Contemplam abordagens inovadoras, como estratégias ativas e ensino híbrido? Os resultados indicam que, embora atualizados (Instituição de Ensino Superior — IES 1 em 2018, IES 2 em 2019 e IES 3 entre 2022 e 2023), os PPCs e planos de ensino apresentam descompassos em relação às DCNs. A Paleontologia tem recebido pouca atenção nas atualizações curriculares, com predomínio de metodologias expositivas e práticas tradicionais, mesmo quando as TDICs são mencionadas. Estratégias como ensino híbrido e sala de aula invertida, previstas nas diretrizes, não são aplicadas de forma sistemática. Observou-se que uma das instituições analisadas oferece curso de licenciatura com carga horária inferior à exigida por lei, evidenciando o descompasso entre as normativas nacionais e sua efetivação. Embora sejam documentos sintéticos, espera-se que os PPCs e os planos de ensino indiquem, ainda que brevemente, os fundamentos pedagógicos adotados e as metodologias previstas, especialmente quanto ao uso de TDICs e estratégias ativas. Conclui-se que a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e o desenvolvimento de competências digitais ainda dependem, em grande medida, da iniciativa dos docentes, o que contribui para o distanciamento entre as diretrizes nacionais e a prática em sala. Repensar o ensino de Paleontologia requer articulação entre políticas curriculares, planejamento institucional e práticas pedagógicas que mobilizem os estudantes e desenvolvam competências digitais, cognitivas e socioemocionais, alinhadas às demandas contemporâneas.
Palavras-chave | Educação em Paleontologia; Educação Superior; Metodologias ativas; Competências digitais; Formação de professores. |
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