4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Daniela de Araújo Ando

Description

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS.

Daniela de Araújo Ando
Faculdade Cristã da Cidade (FCC)
daniela.araujo@fccidade.com.br

Laura Perazza Mendes Nascimento
Faculdade Cristã da Cidade (FCC)
laura.mendes@fccidade.com.br

RESUMO

Mesmo com o avanço veloz das tecnologias digitais e inteligência artificial, ninguém se educa sozinho. Precisamos da cooperação um do outro para aprendermos a ler a nossa realidade e interpretar de forma crítica a quantidade exorbitante de imagens, vídeos e notícias que surgem diariamente no nosso contexto. Dessa maneira, o professor é um personagem crucial na nossa sociedade para ajudar as futuras gerações a discernir o que é genuíno do enganoso, e dessa forma ensinar de forma crítica a utilizar a ética no ambiente virtual. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar criticamente a formação inicial de professores para a efetiva utilização do uso das novas tecnologias tendo em vista a construção de ambientes educativos mais dinâmicos e colaborativos. Para isso, é utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como resultados, essa pesquisa apresenta, em um primeiro momento, a discussão sobre a formação inicial de professores e a necessidade de articulação com a escola e professores em sala de aula. Na segunda fase são abordados os novos desafios para a formação de professores diante das novas tecnologias. Por último, é apresentada a necessidade de uma formação inicial que leve em conta uma formação crítica, ética e responsável diante das mudanças da sociedade. Como conclusão, apresentamos a necessidade de repensar a formação inicial de professores articulada às novas tecnologias, não apenas como uma necessidade de atualização, mas como necessidade de potencializar oportunidades de mudanças relevantes, significativas e sintonizadas com o processo de ensino e aprendizado.

Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologias Digitais; Educação Crítica; Ética.

Palavras-chave Formação de Professores; Tecnologias Digitais; Educação Crítica; Ética.

Author

Co-author

Presentation materials

There are no materials yet.