Speaker
Description
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS.
Daniela de Araújo Ando
Faculdade Cristã da Cidade (FCC)
daniela.araujo@fccidade.com.br
Laura Perazza Mendes Nascimento
Faculdade Cristã da Cidade (FCC)
laura.mendes@fccidade.com.br
RESUMO
Mesmo com o avanço veloz das tecnologias digitais e inteligência artificial, ninguém se educa sozinho. Precisamos da cooperação um do outro para aprendermos a ler a nossa realidade e interpretar de forma crítica a quantidade exorbitante de imagens, vídeos e notícias que surgem diariamente no nosso contexto. Dessa maneira, o professor é um personagem crucial na nossa sociedade para ajudar as futuras gerações a discernir o que é genuíno do enganoso, e dessa forma ensinar de forma crítica a utilizar a ética no ambiente virtual. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar criticamente a formação inicial de professores para a efetiva utilização do uso das novas tecnologias tendo em vista a construção de ambientes educativos mais dinâmicos e colaborativos. Para isso, é utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como resultados, essa pesquisa apresenta, em um primeiro momento, a discussão sobre a formação inicial de professores e a necessidade de articulação com a escola e professores em sala de aula. Na segunda fase são abordados os novos desafios para a formação de professores diante das novas tecnologias. Por último, é apresentada a necessidade de uma formação inicial que leve em conta uma formação crítica, ética e responsável diante das mudanças da sociedade. Como conclusão, apresentamos a necessidade de repensar a formação inicial de professores articulada às novas tecnologias, não apenas como uma necessidade de atualização, mas como necessidade de potencializar oportunidades de mudanças relevantes, significativas e sintonizadas com o processo de ensino e aprendizado.
Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologias Digitais; Educação Crítica; Ética.
Palavras-chave | Formação de Professores; Tecnologias Digitais; Educação Crítica; Ética. |
---|