4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PORTFÓLIO REFLEXIVO DIGITAL: REGISTROS DE UMA (RE) CONSTRUÇÃO CONTÍNUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speakers

Daniela de Araújo Ando Laura Nascimento

Description

O uso dos portfólios reflexivos digitais na formação inicial de professores destaca-se como uma ferramenta importante para a reflexão sobre a prática pedagógica, a autoavaliação e a construção do conhecimento. Esses elementos são considerados cruciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. Assim, o presente texto tem como objetivo discutir a experiência do uso do portfólio digital como forma de avaliação para estudantes de um curso de Pedagogia. O uso do portfólio foi impulsionado pela necessidade de desenvolver uma ferramenta de avaliação que possibilitasse ao discente uma reflexão sobre seus conhecimentos e o desenvolvimento da sua identidade como futuro professor. Metodologicamente, o texto configura-se como um relato de experiência do tipo descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através dos portfólios digitais realizados individualmente pelos estudantes. Os resultados apontam primeiramente para a potência do portfólio enquanto ferramenta de autoavaliação dos conhecimentos teóricos e práticos, colaborando para que os discentes tomem consciência do seu processo de aprendizagem. Na segunda etapa é possível verificar que o instrumento permite diagnosticar as dificuldades dos estudantes na escrita, no uso de ferramentas digitais e na elaboração de textos a partir de suas vivências. Dessa maneira, consideramos a necessidade de desenvolver mais ferramentas avaliativas que contribuam para o exercício do processo reflexivo dos futuros professores e que permitam a elaboração de ideias mais profundas e teoricamente fundamentadas, superando a superficialidade ou a mera descrição dos trabalhos acadêmicos.

Palavras-chave Portfólio Reflexivo digital; Avaliação Formativa; Formação de Professores; Reflexão teórico-prática.

Author

Co-author

Presentation materials

There are no materials yet.