Speakers
Description
O uso dos portfólios reflexivos digitais na formação inicial de professores destaca-se como uma ferramenta importante para a reflexão sobre a prática pedagógica, a autoavaliação e a construção do conhecimento. Esses elementos são considerados cruciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. Assim, o presente texto tem como objetivo discutir a experiência do uso do portfólio digital como forma de avaliação para estudantes de um curso de Pedagogia. O uso do portfólio foi impulsionado pela necessidade de desenvolver uma ferramenta de avaliação que possibilitasse ao discente uma reflexão sobre seus conhecimentos e o desenvolvimento da sua identidade como futuro professor. Metodologicamente, o texto configura-se como um relato de experiência do tipo descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através dos portfólios digitais realizados individualmente pelos estudantes. Os resultados apontam primeiramente para a potência do portfólio enquanto ferramenta de autoavaliação dos conhecimentos teóricos e práticos, colaborando para que os discentes tomem consciência do seu processo de aprendizagem. Na segunda etapa é possível verificar que o instrumento permite diagnosticar as dificuldades dos estudantes na escrita, no uso de ferramentas digitais e na elaboração de textos a partir de suas vivências. Dessa maneira, consideramos a necessidade de desenvolver mais ferramentas avaliativas que contribuam para o exercício do processo reflexivo dos futuros professores e que permitam a elaboração de ideias mais profundas e teoricamente fundamentadas, superando a superficialidade ou a mera descrição dos trabalhos acadêmicos.
Palavras-chave | Portfólio Reflexivo digital; Avaliação Formativa; Formação de Professores; Reflexão teórico-prática. |
---|