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Resumo: Este trabalho visa apresentar o uso de Podcast no âmbito da Pró Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás. Em 2023/2024, a Universidade, em diálogo com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede criou uma série de Podcasts, ao todo, oito episódios, cujas temáticas foram: currículos e avaliações, estágios, perguntas frequentes, programas e projetos da UFG, atendimentos em caso de epilepsia, guia de monitores e transtornos do espectro autista. Essa ação foi intitulada de Gradcast: o podcast da Prograd e contou com a parceria de diversos especialistas. Percebeu-se que, no período pós-pandêmico, o uso de metodologias diversificadas passou a fazer parte do universo acadêmico, permitindo diferentes diálogos entre professores e estudantes. O uso do Podcast, portanto, só foi possível devido ao exercício das atividades remotas e esse uso se fez presente nas atividades em sala de aula. No âmbito da comunicação-formação institucional, a UFG fazia uso, por exemplo, de oficinas em formato remoto. O Gradcast foi a grande novidade para as finalidades diversas da comunicação-formação entre a Pró-reitoria de graduação e a comunidade. Segundo Freire (2013), o Podcast é uma tecnologia cujo escopo é a produção e reprodução da oralidade. Para se ter ideia do alcance dessa mídia, segundo a PodPesquisa (2020), “aplicados o número de ouvintes em 2019 de 17,3 milhões, estamos falando de um total de ouvintes entre 20 milhões e 34,6 milhões no Brasil atualmente”. Este texto pretende apresentar as diversas possibilidades de utilização dos Podcasts como espaços de discussão e diálogo, socializando experiências sobre sua viabilidade e pertinência. Notou-se que, para além da velocidade da informação que possui, o Gradcast conseguiu um grande alcance quanto aos ouvintes, sendo importante compreendê-lo também como aliado à estratégia formativa.
Palavras-chave | Podcast, Gradcast, informação, formação. |
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