4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Análise das Emissões Atmosféricas e Indicadores Econômicos em Minas Gerais com IA Generativa

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual

Speaker

FELIPE MARQUES MACHADO

Description

Corpo do resumo: Este trabalho baseia-se em um estudo em andamento, vinculado ao Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Senac. A pesquisa utiliza dados secundários extraídos de fontes oficiais, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD-MG), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), com foco na análise das emissões atmosféricas em relação a indicadores econômicos e estruturais no estado de Minas Gerais, entre 2001 e 2016. São considerados poluentes como material particulado
(MP10 e MP2.5), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O₃), buscando compreender suas relações com variáveis como Produto Interno Bruto, matriz energética, frota veicular e índice industrial.Nesse processo, busca-se também desenvolver prompts, que consistem em comandos fornecidos à inteligência artificial generativa capazes de guiar as tarefas de análise. Para garantir resultados eficientes, os prompts seguem uma estrutura bem definida, incluindo:
 Objetivo (o que se deseja alcançar com a análise ou tarefa),
 Contexto (situação específica ou base de dados a ser analisada),
 Fontes (referências confiáveis que fundamentam os dados e análises) e
 Expectativas (resultados esperados da tarefa ou insights requeridos).

A metodologia envolve a organização de planilhas, aplicação de testes estatísticos de correlação (Pearson, Spearman e Kendall) e o uso de IA generativa como apoio analítico. O desenvolvimento dos prompts requer experimentação, refinamento contínuo e compreensão do funcionamento da ferramenta, integrando habilidades técnicas e interpretativas na
pesquisa. Os resultados parciais apontam uma correlação positiva entre o crescimento da frota veicular e o aumento dos níveis de MP2.5 e ozônio, mesmo durante períodos de crise econômica. A matriz energética permaneceu predominantemente fóssil, com variação pouco significativa ao
longo do período analisado.A experiência desenvolvida ao longo do projeto evidenciou o potencial pedagógico da IA generativa em projetos interdisciplinares, contribuindo para a construção de uma consciência
ambiental crítica, baseada em dados, e destacando o papel das tecnologias emergentes na educação e na análise ambiental.

Palavras-chave Educação Inteligência Artificial, IA Generativa, Poluentes Atmosféricos, Educação Ambiental, Indicadores Econômicos, Matriz Energética.

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