4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

A SALA DE AULA COMO ESPAÇO INTERATIVO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE AGRONOMIA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Prof. Bianca Ávila (Universidade Federeal de Pelotas)

Description

A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula a construção do saber a partir da postura ativa do aluno. Com o avanço de tecnologias como a inteligência artificial, a sala de aula pode tornar-se mais dinâmica. As mídias interativas aumentam o interesse e a participação dos alunos. Ainda facilitam o acesso a uma grande quantidade de informações e recursos didáticos, tanto para os alunos quanto para os professores. As mídias podem ajudar os alunos a desenvolverem habilidades importantes como pesquisa, comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. As mídias podem auxiliar na formação de professores de modo a atuarem na retenção de discentes na universidade. Com isso, foi aplicado um questionário aos discentes da faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas na disciplina de Introdução a Tecnologia de Alimentos e Bromatologia, após terem participado de aulas com metodologias ativas integradas a tecnologias digitais. O questionário apresentava perguntas sobre a aceitação nesse tipo de metodologia em aula, se consideravam que esse método auxiliava na fixação do conteúdo e se gostariam que a metodologia ativa integrada com gamificação, inteligência artificial fosse usada com mais frequência nas disciplinas. Pode-se observar uma aceitação através dos resultados da proposta onde 86,1% dos alunos afirmaram que as aulas poderiam ser mais dinâmicas com uso de jogos e atividades diferenciadas; 97,2% relataram que os jogos ajudaram na compreensão do conteúdo; 94,4% consideraram válido o uso de IA para reforço do conteúdo; e 94,4% avaliaram como interessante o uso das metodologias ativas com apoio tecnológico. Esses dados indicam que a interação entre as metodologias ativas e tecnologias digitais podem contribuir de forma positiva para o processo de ensino-aprendizagem podendo ser uma estratégia para aumentar o interesse dos alunos durante as aulas e as atividades acadêmicas, aumentando assim a sua permanência na universidade.

Palavras-chave Ciências Agrárias, disciplinas, tecnológicos

Author

Prof. Bianca Ávila (Universidade Federeal de Pelotas)

Co-authors

Mrs Layla Damé Macedo (Universidade Federeal de Pelotas) Prof. Luis Eduardo Silva Nascimento (Universidade Federeal de Pelotas)

Presentation materials

There are no materials yet.