Speaker
Description
A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula a construção do saber a partir da postura ativa do aluno. Com o avanço de tecnologias como a inteligência artificial, a sala de aula pode tornar-se mais dinâmica. As mídias interativas aumentam o interesse e a participação dos alunos. Ainda facilitam o acesso a uma grande quantidade de informações e recursos didáticos, tanto para os alunos quanto para os professores. As mídias podem ajudar os alunos a desenvolverem habilidades importantes como pesquisa, comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. As mídias podem auxiliar na formação de professores de modo a atuarem na retenção de discentes na universidade. Com isso, foi aplicado um questionário aos discentes da faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas na disciplina de Introdução a Tecnologia de Alimentos e Bromatologia, após terem participado de aulas com metodologias ativas integradas a tecnologias digitais. O questionário apresentava perguntas sobre a aceitação nesse tipo de metodologia em aula, se consideravam que esse método auxiliava na fixação do conteúdo e se gostariam que a metodologia ativa integrada com gamificação, inteligência artificial fosse usada com mais frequência nas disciplinas. Pode-se observar uma aceitação através dos resultados da proposta onde 86,1% dos alunos afirmaram que as aulas poderiam ser mais dinâmicas com uso de jogos e atividades diferenciadas; 97,2% relataram que os jogos ajudaram na compreensão do conteúdo; 94,4% consideraram válido o uso de IA para reforço do conteúdo; e 94,4% avaliaram como interessante o uso das metodologias ativas com apoio tecnológico. Esses dados indicam que a interação entre as metodologias ativas e tecnologias digitais podem contribuir de forma positiva para o processo de ensino-aprendizagem podendo ser uma estratégia para aumentar o interesse dos alunos durante as aulas e as atividades acadêmicas, aumentando assim a sua permanência na universidade.
Palavras-chave | Ciências Agrárias, disciplinas, tecnológicos |
---|