4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

EFEITOS DO ENSINO INFRASSOMATIZADO BASEADO EM IA NAS DISCIPLINAS DA ENGENHARIA ELÉTRICA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mr Rogério Bastos Quirino (Unemat)

Description

O rápido avanço da inteligência artificial levou à integração de chatbots como ChatGPT em vários setores, incluindo a educação no ensino superior. Este estudo investiga o impacto de parte de ferramentas de IA no ensino de engenharia, concentrando-se no seu potencial para melhorar os resultados de aprendizagem e o envolvimento dos alunos nas disciplinas de Sinais e Sistemas e Sistemas Automáticos de Controle do curso de engenharia elétrica da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Atualmente, a lacuna sobre um estudo dos impactos das ferramentas educacionais baseadas em IA para engenharia é gigantesca. A literatura mostra que as ferramentas de IA têm proporcionado experiências de aprendizagem personalizadas, auxiliando no reforço de conceitos, filosofia, análise crítica e na resolução de problemas, porém ainda de forma muito incipiente na área de ciências exatas. Uma variante explorada neste trabalho é a simulação de problemas físicos reais, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. Este artigo também apresenta um estudo de caso baseado na experiência que os alunos poderão adquirir com o uso de ferramentas de IA na aplicação do transcorrer do conteúdo das disciplinas do curso supramencionadas. Além disso, verificar se a adaptabilidade das ferramentas de IA a estilos de aprendizagem individuais e a capacidade de fornecer realimentação personalizada demonstram potencial para revolucionar o ensino de engenharia. Esta pesquisa ressalta a necessidade de fazer uma análise crítica sobre a exploração de ferramentas educacionais baseadas em IA, como ChatGPT, para vir a otimizar de fato sua integração nos currículos de engenharia, com perspectivas de melhoramento, em última análise, da qualidade da educação na área. Equilibrar as vantagens e os desafios é essencial para maximizar os benefícios da integração da IA no ensino de engenharia. A integração da IA generativa na educação das engenharias inexoravelmente suplementará instigantemente as metodologias de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave Ensino de Engenharia; Educação em Engenharia; Inteligência Artificial; Metodologias Ativas; Infrassomatização

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