4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

EMO-AI TEACHING LOOP: UMA ABORDAGEM DE MICROLEARNING NEURODIDÁTICA USANDO WHATSAPP E PROMPTS DE IA GENERATIVA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

FABIANO DE SOUZA (UFT)

Description

Introdução: Princípios neurodidáticos evidenciam a relação entre engajamento emocional e aprendizagem eficaz. Contudo, muitos docentes mantêm crenças subversivas sobre a Inteligência Artificial Generativa (IAGen), dificultando sua adoção transformadora. A literatura demonstra que o WhatsApp, quando mediado por atividades ativas estruturadas, pode sustentar habilidades cognitivas de ordem superior, oferecendo meio acessível e multimodal de interação. Este estudo apresenta o Emo AI Teaching Loop, modelo de microlearning que integra competências socioemocionais e prompts de IAGen para promover integração afetiva na formação docente.
Objetivos: Investigar como prompts emocionais de IAGen suscitam respostas afetivas em educadores; analisar a relação entre essas respostas e a intenção de uso pedagógico; explorar como o componente emocional alavanca estratégias de letramento em IA.
Metodologia: Desenho de métodos mistos convergentes com doze docentes brasileiros (N = 12). Os participantes interagiram via WhatsApp com um pôster de filme gerado por IA e uma reflexão IKIGAI. Foram coletadas 148 mensagens e 203 emojis. Dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo indutiva por dois avaliadores independentes (Kappa de Cohen = 0,84). O Índice de Engajamento Emocional (EEI) foi correlacionado às intenções de implementação pelo coeficiente de Spearman.
Resultados: Identificaram-se cinco categorias emocionais: alegria ou excitação (35 %), surpresa ou admiração (25 %), humor (20 %), intenção futura (15 %) e conexão emocional (5 %). O EEI exibiu correlação positiva forte e significativa com as intenções de implementação (rs = 0,76; p < 0,01). Cinquenta e oito por cento dos participantes declararam intenção de aplicar a abordagem.
Conclusões: O Emo AI Teaching Loop demonstra que o engajamento afetivo atua como catalisador do letramento docente em IA. Ao priorizar experiências positivas e de afirmação identitária, o modelo contrapõe crenças subversivas e oferece caminho emocionalmente ancorado, articulando competências socioemocionais e técnicas para uma adoção Transformadora da IA.

Palavras-chave IAGen; Neurodidática; Formação Docente; Engenharia de Prompt; Competências Socioemocionais

Authors

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