Speaker
Description
O presente resumo apresenta a síntese da vivência do Projeto de Extensão vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais voltado à formação continuada de professores da Educação Básica para o uso de Inteligência Artificial como instrumento de tutoria no processo de ensino-aprendizagem. O Projeto estrutura-se em quatro fases: diagnóstico inicial, formação teórica e prática, implementação em sala de aula e sistematização dos resultados. Seu foco é preparar professores dos anos finais do Ensino Fundamental para o manuseio de aplicativos de Inteligência Artificial que podem tutorar ações pedagógicas envolvendo planejamento, ensino e avaliação, bem como para o uso de tecnologias inteligentes que visem à personalização do ensino e ao apoio a estudantes, sobretudo os que apresentam dificuldades de aprendizagem. Entre as ferramentas utilizadas estão algoritmos de assistentes virtuais, chatbots educacionais e plataformas adaptativas. As implicações presentes nos resultados parciais confirmam o aumento da familiaridade dos professores com os aplicativos de Inteligência Artificial criando estratégias pedagógicas que podem alavancar mudanças significativas sobre o seu potencial no apoio ao processo formativo. Os docentes participantes têm se tornado capazes de auxiliar seus estudantes, em tempo real, a superarem dificuldades de aprender e a elaborarem intervenções pedagógicas mais personalizadas. Ao final do Projeto, para manter a continuidades dos ganhos pedagógicos e impulsionar sua divulgação, será publicada uma Cartilha Interativa Digital com orientações quanto ao uso de Inteligência Artificial na educação, com linguagem acessível e fundamentação teórico-prática, construída coletivamente com os professores participantes. A vivência reafirma o papel da Universidade pública na mediação entre inovação tecnológica e transformação educacional, contribuindo para o fortalecimento da prática docente, a formação de professores e a democratização do acesso ao conhecimento digital.
Palavras-chave | inteligência artificial; formação de professores; tutoria docente; ensino personalizado. |
---|