4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TUTORIA DOCENTE: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Mrs Maria Esperança de Paula (UEMG)

Description

O presente resumo apresenta a síntese da vivência do Projeto de Extensão vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais voltado à formação continuada de professores da Educação Básica para o uso de Inteligência Artificial como instrumento de tutoria no processo de ensino-aprendizagem. O Projeto estrutura-se em quatro fases: diagnóstico inicial, formação teórica e prática, implementação em sala de aula e sistematização dos resultados. Seu foco é preparar professores dos anos finais do Ensino Fundamental para o manuseio de aplicativos de Inteligência Artificial que podem tutorar ações pedagógicas envolvendo planejamento, ensino e avaliação, bem como para o uso de tecnologias inteligentes que visem à personalização do ensino e ao apoio a estudantes, sobretudo os que apresentam dificuldades de aprendizagem. Entre as ferramentas utilizadas estão algoritmos de assistentes virtuais, chatbots educacionais e plataformas adaptativas. As implicações presentes nos resultados parciais confirmam o aumento da familiaridade dos professores com os aplicativos de Inteligência Artificial criando estratégias pedagógicas que podem alavancar mudanças significativas sobre o seu potencial no apoio ao processo formativo. Os docentes participantes têm se tornado capazes de auxiliar seus estudantes, em tempo real, a superarem dificuldades de aprender e a elaborarem intervenções pedagógicas mais personalizadas. Ao final do Projeto, para manter a continuidades dos ganhos pedagógicos e impulsionar sua divulgação, será publicada uma Cartilha Interativa Digital com orientações quanto ao uso de Inteligência Artificial na educação, com linguagem acessível e fundamentação teórico-prática, construída coletivamente com os professores participantes. A vivência reafirma o papel da Universidade pública na mediação entre inovação tecnológica e transformação educacional, contribuindo para o fortalecimento da prática docente, a formação de professores e a democratização do acesso ao conhecimento digital.

Palavras-chave inteligência artificial; formação de professores; tutoria docente; ensino personalizado.

Author

Co-author

Presentation materials

There are no materials yet.