4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTEGRAÇÃO DE IA PARA A APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Camila Fernanda Bassetto (UNESP)

Description

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem promovido transformações significativas na maneira como o indivíduo desempenha suas funções nas mais diversas áreas de atuação. No campo educacional, a IA tem se mostrado uma ferramenta promissora para personalizar a aprendizagem, fornecer feedback imediato e adaptar conteúdos às necessidades individuais dos estudantes. Porém, o emprego da IA na educação requer planejamento e cautela, uma vez que faz-se presente o risco de plágio, a reprodução de vieses e o uso acrítico por parte dos estudantes, os quais são levados a replicar respostas sem compreendê-las. Aliada às dificuldades de aprendizagem matemática, o presente estudo aborda o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no processo de ensino e aprendizagem de ingressantes no Ensino Superior. Com base nos resultados de uma avaliação diagnóstica aplicada a uma amostra de alunos matriculados em cursos de uma Faculdade de Tecnologia do interior de São Paulo (FATEC), propõe-se apresentar um Gem (um assistente de IA configurado), utilizando a abordagem Human in the loop e a Pedagogia da Pergunta. O objetivo é auxiliar na compreensão dos estudantes sobre os temas com maiores percentuais de erros. Para isso, um prompt foi utilizado para explicar um conceito matemático e, em seguida, elaborar perguntas e propor exercícios sobre o tema. A combinação da abordagem Human in the Loop com a Pedagogia da Pergunta se mostrou eficaz, pois ambas instigam o engajamento ativo do usuário no processo de aprendizagem, promovendo uma interação significativa entre homem e máquina.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa. Defasagem matemática. Ensino superior.

Author

Co-authors

Presentation materials

There are no materials yet.