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O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem promovido transformações significativas na maneira como o indivíduo desempenha suas funções nas mais diversas áreas de atuação. No campo educacional, a IA tem se mostrado uma ferramenta promissora para personalizar a aprendizagem, fornecer feedback imediato e adaptar conteúdos às necessidades individuais dos estudantes. Porém, o emprego da IA na educação requer planejamento e cautela, uma vez que faz-se presente o risco de plágio, a reprodução de vieses e o uso acrítico por parte dos estudantes, os quais são levados a replicar respostas sem compreendê-las. Aliada às dificuldades de aprendizagem matemática, o presente estudo aborda o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no processo de ensino e aprendizagem de ingressantes no Ensino Superior. Com base nos resultados de uma avaliação diagnóstica aplicada a uma amostra de alunos matriculados em cursos de uma Faculdade de Tecnologia do interior de São Paulo (FATEC), propõe-se apresentar um Gem (um assistente de IA configurado), utilizando a abordagem Human in the loop e a Pedagogia da Pergunta. O objetivo é auxiliar na compreensão dos estudantes sobre os temas com maiores percentuais de erros. Para isso, um prompt foi utilizado para explicar um conceito matemático e, em seguida, elaborar perguntas e propor exercícios sobre o tema. A combinação da abordagem Human in the Loop com a Pedagogia da Pergunta se mostrou eficaz, pois ambas instigam o engajamento ativo do usuário no processo de aprendizagem, promovendo uma interação significativa entre homem e máquina.
Palavras-chave | Inteligência Artificial Generativa. Defasagem matemática. Ensino superior. |
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