4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

VIBE CODING COMO CAMINHO PARA O LETRAMENTO CRÍTICO EM IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

José Augusto de Lima Prestes (Unicamp)

Description

A difusão acelerada de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) na Educação Superior tem impulsionado transformações no ensino de programação. No entanto, observa-se que muitas abordagens ainda permanecem centradas no desempenho técnico e na automação, com pouca atenção a aspectos como autoria, ética e formação crítica dos estudantes. Este trabalho propõe o vibe coding como uma abordagem pedagógica emergente que integra IA Gen, criatividade e diálogo para fomentar o letramento crítico em IA. Esse letramento compreende o desenvolvimento de competências para interagir com sistemas algorítmicos de forma ética, reflexiva e situada, considerando aspectos como viés, opacidade e responsabilidade no uso de modelos generativos. No vibe coding, estudantes são estimulados a interagir com modelos de linguagem em ciclos iterativos de codificação em linguagem natural, praticar engenharia de prompts e lidar com feedback responsivo gerado por IA. Essa dinâmica promove metacognição, análise crítica de respostas automatizadas e a elaboração de compreensões contextualizadas sobre o funcionamento, limitações e implicações sociais dos sistemas algorítmicos. A presente pesquisa está em fase de consolidação teórico-metodológica, com foco na sistematização exploratória de práticas pedagógicas mediadas por IA. Argumenta-se que o vibe coding atua como vetor de letramento crítico, promovendo experiências pedagógicas que deslocam o foco da reprodução técnica para a formação ética e autoral no ensino superior.

Palavras-chave vibe coding; inteligência artificial; letramento crítico; ética algorítmica; educação superior

Author

Presentation materials

There are no materials yet.