4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speakers

Dr Ana Maria Nunes Gimenez (Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)) Muriel de Oliveira Gavira (Unicamp)Dr Maria Beatriz Machado Bonacelli (Universidade Estadual de Campinas)Dr Hilda Carvalho de Oliveira (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp))

Description

Estudo recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou que apenas 29,9% dos brasileiros possuem habilidades digitais básicas (como enviar e-mail, copiar e mover arquivos), posicionando o país em 60º lugar no mundo e em 5º na América Latina. Essa questão é especialmente preocupante diante do avanço da transformação digital, que tem reconfigurado a vida social, alterando formas de interação, acesso a serviços e exigindo maior atenção à segurança digital e à proteção de dados. Nesse cenário, a extensão universitária, tradicionalmente reconhecida como elo entre ensino, pesquisa e sociedade, pode desempenhar um papel estratégico — não apenas promovendo a democratização do acesso à tecnologia e a capacitação digital de comunidades, mas também engajando graduandos e pós-graduandos na aplicação prática do conhecimento científico para enfrentar desafios reais da sociedade. Partindo dessas constatações, realizamos uma revisão sistemática da literatura para investigar o papel da extensão universitária no contexto da transformação digital. Analisamos 23 artigos científicos focados no caso brasileiro, recuperados nas bases SciELO Brasil e Google Acadêmico, a partir dos seguintes termos: “curricularização da extensão” OR “extensão universitária” AND “competências digitais” OR “habilidades digitais” OR “educação digital”. As competências digitais mais recorrentes nos trabalhos analisados foram: letramento digital, produção multimídia, autonomia e aprendizagem ubíqua, trabalho colaborativo, comunicação remota, planejamento e avaliação de soluções digitais. Os principais beneficiados pelas ações de extensão foram estudantes de escolas públicas, professores, profissionais e usuários de serviços públicos. As dificuldades mais citadas dizem respeito à infraestrutura e à conectividade, à evasão, à baixa carga horária das ações e à heterogeneidade do público-alvo. Os estudos mostram que a extensão universitária é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de competências digitais. Porém, para ampliar seu impacto, é necessário fortalecer a integração entre ensino e extensão, investir em infraestrutura e conectividade, além de promover a formação continuada de docentes.

Palavras-chave tecnologias digitais; habilidades e competências digitais; extensão universitária; curricularização

Authors

Dr Ana Maria Nunes Gimenez (Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)) Muriel de Oliveira Gavira (Unicamp) Dr Maria Beatriz Machado Bonacelli (Universidade Estadual de Campinas) Dr Hilda Carvalho de Oliveira (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp))

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