4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO PONTE PARA INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speakers

Bryan da Costa Torres (Universidade Federal do ABC) Rodrigo da Silva Almeida (Universidade Federal do ABC) Evelyn Martins de Lira (Universidade Federal do ABC)

Description

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a elaboração de sequências didáticas na disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICEs) do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), ofertada em 2024, na Universidade Federal do ABC (UFABC) com uma turma heterogênea de 90 alunos. No atual projeto pedagógico, a disciplina TICEs tem como objetivos estabelecer o contato extensionista com membros da comunidade externa à universidade, principalmente professores e estudantes da educação básica. O objetivo é identificar conteúdos de interesse social no âmbito escolar, discutir sobre tendências metodológicas para a integração das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino de matemática e ciências, bem como refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo no âmbito educacional, como: redes de aprendizagem, sala de aula interativa e convergência digital. Nesse contexto, foi proposto para a turma, organizada em grupos, a criação de sequências didáticas em parceria com escolas e professores do ensino básico, evidenciando o caráter extensionista da disciplina. A elaboração das 10 sequências didáticas envolveu a integração crítica e criativa das tecnologias digitais nas diversas áreas do conhecimento em sala de aula. A interação entre os grupos e os professores das escolas parceiras ocorreu de forma majoritariamente assíncrona, e possibilitou a troca de ideias sobre as possibilidades de planejar a integração de tecnologias com conteúdos complexos de maneira inovadora e engajante. As dificuldades na implementação da proposta extensionista envolveram: atrasos no primeiro contato com os professores parceiros e no preenchimento do formulário de coleta de informações gerais sobre as escolas e as turmas participantes do projeto. Concluiu-se que cursar essa disciplina foi de grande importância para as estudantes, tendo em vista que o caráter extensionista da disciplina resultou na aproximação da turma com a comunidade escolar e reforçou a importância da curricularização da extensão no ensino superior.

Palavras-chave Tecnologias da informação e comunicação; extensão universitária; sequências didáticas.

Authors

Bryan da Costa Torres (Universidade Federal do ABC) Rodrigo da Silva Almeida (Universidade Federal do ABC) Evelyn Martins de Lira (Universidade Federal do ABC) Carla Lopes Rodriguez (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Juliana Rossi Duci (Universidade Federal do ABC)

Presentation materials

There are no materials yet.