Speakers
Description
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a elaboração de sequências didáticas na disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICEs) do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), ofertada em 2024, na Universidade Federal do ABC (UFABC) com uma turma heterogênea de 90 alunos. No atual projeto pedagógico, a disciplina TICEs tem como objetivos estabelecer o contato extensionista com membros da comunidade externa à universidade, principalmente professores e estudantes da educação básica. O objetivo é identificar conteúdos de interesse social no âmbito escolar, discutir sobre tendências metodológicas para a integração das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino de matemática e ciências, bem como refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo no âmbito educacional, como: redes de aprendizagem, sala de aula interativa e convergência digital. Nesse contexto, foi proposto para a turma, organizada em grupos, a criação de sequências didáticas em parceria com escolas e professores do ensino básico, evidenciando o caráter extensionista da disciplina. A elaboração das 10 sequências didáticas envolveu a integração crítica e criativa das tecnologias digitais nas diversas áreas do conhecimento em sala de aula. A interação entre os grupos e os professores das escolas parceiras ocorreu de forma majoritariamente assíncrona, e possibilitou a troca de ideias sobre as possibilidades de planejar a integração de tecnologias com conteúdos complexos de maneira inovadora e engajante. As dificuldades na implementação da proposta extensionista envolveram: atrasos no primeiro contato com os professores parceiros e no preenchimento do formulário de coleta de informações gerais sobre as escolas e as turmas participantes do projeto. Concluiu-se que cursar essa disciplina foi de grande importância para as estudantes, tendo em vista que o caráter extensionista da disciplina resultou na aproximação da turma com a comunidade escolar e reforçou a importância da curricularização da extensão no ensino superior.
Palavras-chave | Tecnologias da informação e comunicação; extensão universitária; sequências didáticas. |
---|