Speakers
Description
Este artigo apresenta a experiência de monitoria discente na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICES), ofertada em 2024 no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), em parceria com o projeto Observatórios da Licenciatura, na Universidade Federal do ABC (UFABC). Com uma abordagem extensionista, a disciplina visa aproximar a formação inicial docente da realidade escolar, integrando ensino, pesquisa e extensão. A partir da criação de sequências didáticas em parceria com professores do ensino básico voluntários, os estudantes vivenciam um processo formativo, crítico e colaborativo, refletindo sobre o papel das tecnologias no currículo de diversas áreas do conhecimento e desenvolvendo suas propostas alinhadas aos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pensamento computacional. A monitoria, exercida por dois alunos de cursos distintos (LCNE e Bacharelado em Ciência e Tecnologia), atuou como mediadora entre docentes, estudantes e escolas parceiras. As principais contribuições foram o suporte técnico e pedagógico na elaboração das atividades, a organização de momentos de avaliação contínua e a manutenção de canais de comunicação híbridos. Esse acompanhamento permitiu identificar dificuldades, oferecer feedbacks construtivos e adaptar metodologias às necessidades da turma, garantindo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. Os dez grupos formados elaboraram e apresentaram suas sequências didáticas, explorando um arcabouço de recursos tecnológicos. Apesar dos desafios decorrentes do elevado número de matriculados (90 estudantes), da limitação de infraestrutura para o trabalho em grupo e do curto período letivo (12 semanas), a monitoria foi um apoio formativo essencial, fortalecendo relações pedagógicas e contribuindo para a integração crítica e significativa das TICs na formação dos discentes. O relato reforça o potencial transformador da curricularização da extensão e destaca o papel da monitoria acadêmica como prática estratégica para apoiar a conexão entre universidade e escola, promovendo a integração crítica das tecnologias no processo educativo.
Palavras-chave | Monitoria acadêmica; Extensão universitária; Integração curricular das TICs. |
---|