4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO RELATO DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DISCENTE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speakers

Rodrigo da Silva Almeida (Universidade Federal do ABC)Mrs Evelyn Martins de Lira (Universidade Federal do ABC) Bryan da Costa Torres (Universidade Federal do ABC)

Description

Este artigo apresenta a experiência de monitoria discente na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICES), ofertada em 2024 no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), em parceria com o projeto Observatórios da Licenciatura, na Universidade Federal do ABC (UFABC). Com uma abordagem extensionista, a disciplina visa aproximar a formação inicial docente da realidade escolar, integrando ensino, pesquisa e extensão. A partir da criação de sequências didáticas em parceria com professores do ensino básico voluntários, os estudantes vivenciam um processo formativo, crítico e colaborativo, refletindo sobre o papel das tecnologias no currículo de diversas áreas do conhecimento e desenvolvendo suas propostas alinhadas aos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pensamento computacional. A monitoria, exercida por dois alunos de cursos distintos (LCNE e Bacharelado em Ciência e Tecnologia), atuou como mediadora entre docentes, estudantes e escolas parceiras. As principais contribuições foram o suporte técnico e pedagógico na elaboração das atividades, a organização de momentos de avaliação contínua e a manutenção de canais de comunicação híbridos. Esse acompanhamento permitiu identificar dificuldades, oferecer feedbacks construtivos e adaptar metodologias às necessidades da turma, garantindo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. Os dez grupos formados elaboraram e apresentaram suas sequências didáticas, explorando um arcabouço de recursos tecnológicos. Apesar dos desafios decorrentes do elevado número de matriculados (90 estudantes), da limitação de infraestrutura para o trabalho em grupo e do curto período letivo (12 semanas), a monitoria foi um apoio formativo essencial, fortalecendo relações pedagógicas e contribuindo para a integração crítica e significativa das TICs na formação dos discentes. O relato reforça o potencial transformador da curricularização da extensão e destaca o papel da monitoria acadêmica como prática estratégica para apoiar a conexão entre universidade e escola, promovendo a integração crítica das tecnologias no processo educativo.

Palavras-chave Monitoria acadêmica; Extensão universitária; Integração curricular das TICs.

Authors

Rodrigo da Silva Almeida (Universidade Federal do ABC) Mrs Evelyn Martins de Lira (Universidade Federal do ABC) Bryan da Costa Torres (Universidade Federal do ABC) Carla Lopes Rodriguez (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Juliana Rossi Duci (Universidade Federal do ABC)

Presentation materials

There are no materials yet.