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Description
A presente pesquisa objetivou compreender como a produção de tecnologias digitais, uso de WebQuest (WQ), na formação inicial de estudante do curso de Pedagogia, pode contribuir para a promoção de uma educação em direitos humanos (EDH) e gênero, no que tange a prática de uma educação inclusiva, crítica, conscientizadora e dialógica. Além disso, buscou identificar se as WQ podem ser utilizadas como propostas de curricularização da extensão, mediante discussões da EDH. Para tanto, realizou-se a análise de seis WebQuest e seu vínculo com a extensão universitária, produzidas por estudantes do curso de Pedagogia/licenciatura, de uma universidade do interior do Estado do Paraná. Foi utilizada a metodologia Estudo de Caso articulada à pesquisa bibliográfica que permitiu o aprofundamento e a ampliação dos estudos teóricos acerca da temática. O aporte teórico se desenvolveu com ênfase nos pressupostos freirianos, referenciais voltados à Educação em Direitos Humanos e tecnologia na formação docente. A WQ, por sua possibilidade dinâmica, interativa, interdisciplinar e intercultural mostrou-se como um recurso possível para a extensão entre universidade e comunidade, a fim de educar em direitos humanos de maneira ampla. Considera-se que a formação educacional voltada a Educação em Direitos Humanos com o uso das novas tecnologias, desde que garantida a cidadania digital, pode favorecer a formação de pessoas críticas, de modo a promover conscientização, pluralidade e respeito às diferenças.
Palavras-chave | Educação em Direitos Humanos; Curricularização da Extensão; Competências Digitais; WebQuest. |
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