4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mr Rodrigo Schmitz Leitão de Almeida (Universidade Católica de Santos (UNISANTOS))

Description

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Rodrigo Schmitz Leitão de Almeida
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
rxmitz@gmail.com

RESUMO

A crescente adoção da Inteligência Artificial (IA) em processos educacionais tem ampliado as possibilidades pedagógicas e desafiado as práticas tradicionais na educação superior, principalmente em cursos relacionados às competências digitais, como Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. O presente resumo aborda uma pesquisa em andamento, cujo problema central é investigar como o uso de tecnologias digitais baseadas em IA pode influenciar o desenvolvimento de competências profissionais dos estudantes nessas áreas, conforme indicado pela literatura especializada. O objetivo principal é identificar e analisar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, as contribuições e desafios dessas tecnologias para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais essenciais à formação profissional. A fundamentação teórica do estudo dialoga com os conceitos discutidos por autores como Pierre Lévy, Rosemary Luckin, Neil Selwyn e Manuel Castells, que exploram as relações entre tecnologia, sociedade e práticas educativas contemporâneas. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, utilizando como fontes artigos acadêmicos e publicações recentes que abordam o impacto das ferramentas digitais baseadas em IA na construção de competências profissionais no contexto universitário. Os resultados parciais indicam potenciais benefícios da integração da IA no currículo acadêmico, tais como estímulo à autonomia estudantil, aumento da eficiência em tarefas complexas e aprimoramento de habilidades analíticas e criativas. Em contrapartida, destacam-se desafios relacionados à formação docente, à necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e à importância de promover uma utilização crítica e ética dessas ferramentas. Conclui-se preliminarmente que o uso consciente e orientado da IA pode representar uma significativa contribuição para a formação de profissionais mais capacitados e adaptáveis às demandas do mercado contemporâneo.

Palavras-chave Educação Superior; Docência; Inteligência Artificial; Tecnologia Educacional; Disciplinas Criativas

Author

Mr Rodrigo Schmitz Leitão de Almeida (Universidade Católica de Santos (UNISANTOS))

Co-author

Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo (Universidade Católica de Santos (UNISANTOS))

Presentation materials

There are no materials yet.