4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

DETECÇÃO TEXTUAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM RESUMOS HUMANOS E RESUMOS GERADOS PELO CHATGPT

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speaker

Enzo Carvalho Avila (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Description

Introdução: O uso de diferentes Inteligências Artificiais (IAs) pode ser observado em cursos superiores, sendo instrumentos utilizados por docentes e por discentes com diferentes finalidades. O uso de ferramentas como ChatGPT para a escrita científica ainda é, todavia, muito debatido, principalmente por conta de aspectos éticos. Objetivos: Analisar a capacidade de identificação de possível uso de IA em resumos já publicados e resumos gerados pelo ChatGPT através de três softwares gratuitos. Metodologia: Trata-se de um estudo comparativo, o qual observou a capacidade de identificação de IA em resumos humanos e feitos pelo ChatGPT através dos softwares Grammarly, Justdone e Copyleaks. 50 resumos humanos foram selecionados em períodos anteriores a 2020, enquanto 50 resumos foram criados pelo ChatGPT a partir de um prompt de comando com descritores relacionados aos resumos humanos e 50 resumos foram reescritos a partir de um prompt de comando igualmente desenvolvido e aplicado. Bioestat 5.0 foi utilizado para a análise estatística descritiva. Resultados: Grammarly foi excluído pela incapacidade de detecção em língua portuguesa. Copyleaks foi capaz de detectar maior participação de IA em resumos recriados e feitos pelo ChatGPT (99.28% e 99.06%) em comparação aos resumos humanos (67.54%), mas a detecção em obras humanas ainda foi imprecisa e alta. Justdone detectou maior participação de IA em textos humanos (85.80%) em comparação aos textos recriados pela IA (85.72%). Textos inéditos ainda obtiveram maior detecção (85.92%). Conclusões: Os três softwares apresentaram imprecisões no que se refere a capacidade de distinção entre um texto redigido por humano e um texto IA, mostrando um avanço na escrita textual da ferramenta textual. O cenário mostra-se preocupante por possíveis ferimentos de princípios morais na avaliação de trabalhos acadêmicos.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa; ChatGPT; Algoritmo de Detecção

Author

Enzo Carvalho Avila (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Co-authors

Dr Guilherme Graziany Camelo de Carvalho (Docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão) Mr João Emmanuel Fernandes Queiroz (Discente do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão) Mr João Pedro Guedes Castor (Discente do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis) Ms Natalia Pereira Antunes (Especializanda em Neuropsicologia pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação)

Presentation materials

There are no materials yet.