4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

DESENVOLVIMENTO DE ASSISTENTE DE IA PARA PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA INCLUSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual

Speakers

Aryane Santos Nogueira (Universidade Estadual de Campinas) Karoline Silva (UNICAMP) Rachel Ferreira Oliveira Santos (FE -UNICAMP)

Description

Este estudo descreve o desenvolvimento e a testagem exploratória de um assistente de Inteligência Artificial baseado em modelo GPT (Generative Pre-trained Transformer), configurado como versão personalizada para elaboração de planos de aula inclusivos (surdos e ouvintes), operando com informações fornecidas pelo criador do plano, sem buscas externas automáticas. A proposta foi concebida para uma unidade didática baseada em metodologia ativa, desenvolvida para uma turma da disciplina “Libras e Educação de Surdos” da Faculdade de Educação da UNICAMP, com o objetivo de integrar tecnologias de IA ao currículo formativo em resposta a demandas sociais contemporâneas (Apoio: FAPESP 22/05908-0; FAEPEX 3348/24). O intuito é promover o uso crítico dessa ferramenta mediante articulação entre noções de linguagem, diferença e docência, fortalecendo competências docentes voltadas à educação inclusiva. Fundamenta-se em estudos sobre potencialidades e riscos da IA na educação, defendendo seu papel como ferramenta de apoio, não de substituição. A metodologia envolveu o uso da engenharia de prompts associada ao padrão interativo Flipped Interaction Pattern, estratégia que possibilita a coleta estruturada e interativa de informações (inseridas pelas autoras) na construção dos planos via assistente de IA. O processo envolveu: (1) concepção de um fluxo dialógico com perguntas sequenciais; (2) integração de diretrizes pedagógicas e éticas; (3) testes iterativos de refinamento técnico-pedagógico. Para o processo formativo de futuros professores, concebemos que o assistente desenvolvido adquire dupla finalidade: mediar a elaboração de planos inclusivos (surdos/ouvintes) desde a concepção e fomentar a agência docente mediante curadoria crítica das sugestões. Os resultados da testagem do assistente indicaram as seguintes necessidades: (a) tecnicamente, refinamento contínuo de prompts; (b) pedagogicamente, mediação docente para validação de conteúdos; e (c) eticamente, preservação da agência humana, com a IA atuando como ferramenta mediadora. Concluímos que a integração da tecnologia favorece práticas curriculares inovadoras e inclusivas na formação inicial docente, ampliando competências digitais críticas.

Palavras-chave formação inicial de professores; inteligência artificial; educação bilíngue de surdos; plano de aula inclusivo

Author

Aryane Santos Nogueira (Universidade Estadual de Campinas)

Co-authors

Presentation materials

There are no materials yet.