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As práticas pedagógicas no Ensino Superior público do Brasil e da Colômbia têm sido pouco estudadas, quando comparadas com outros níveis educativos. Neste trabalho, apresentam-se avanços de uma pesquisa cujo objetivo é analisar as práticas emergentes de ensino com tecnologias digitais (TD) de professores dos cursos de licenciatura e/ou pedagogia de Instituições Públicas no Brasil e na Colômbia. Num estudo anterior sobre práticas inovadoras de ensino com TD de professores universitários, constatamos que houve progresso nas práticas, incorporando metodologias ativas e TD, dos professores de ambos os países; no entanto, a ideia de práticas no estudo concluído foi baseada unicamente no que os professores dizem que fazem nas aulas, e não nas práticas reais na sala de aula. Com este trabalho, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre algumas práticas de ensino, analisando-as no local de trabalho. No que respeita à metodologia, a pesquisa segue a abordagem etnográfica da Grounded Theory Constructivista (GTC). Os instrumentos de recolecção de dados foram: um questionário, entrevistas intensivas aos docentes e estudantes, observação direta registrada em diário de campo e fontes secundarias. Neste estudo participam 4 docentes e 31 estudantes dos dois países. Entre os resultados parciais, destacam-se, seguindo as diretrizes da GTC, quatro categorias conceituais: Intencionalidade pedagógica e didática, Influência do entorno cultural, Sustentação em um paradigma educacional e Protagonismo estudantil. Além disso, começa a ser salientado que as práticas emergentes no estão restritas à inovação tecnológica, mas sim à gestação de um ecossistema de aprendizagem motivador e reflexivo, no qual a triada tecnologia, pedagogia e contexto se entrelaçam na transformação da gestão da aprendizagem. Como resultado final da análise, está projetado um modelo integrado para o fortalecimento de práticas emergentes de ensino com tecnologias digitais em cursos de licenciatura/pedagogia da Educação Superior dos países envolvidos na pesquisa.
Palavras-chave | Práticas pedagógicas emergentes; Ensino superior; Brasil; Colômbia; Tecnologias digitais. |
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