Speaker
Description
É crescente o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) no ensino superior, inclusive nas atividades extensionistas. Diante desse cenário, surgem questionamentos: como reconhecer se os estudantes realmente realizaram as ações previstas em um projeto de extensão ou se apenas inventaram as experiências utilizando IA? Qual deve ser a postura da universidade frente a esse desafio ético? Compreender essas questões é fundamental, sobretudo no campo da extensão, que pressupõe vivências concretas e interativas com a comunidade. Este estudo parte de um relato narrativo fictício, inspirado em vivências reais no ensino superior, para refletir sobre os efeitos do uso acrítico de IA por estudantes universitários. O caso descreve a experiência de um docente que, ao avaliar um projeto extensionista, percebe que as ações relatadas e documentadas com imagens foram simuladas, geradas por IA, sem nenhuma participação efetiva dos estudantes na comunidade. Apesar da clareza da situação, a universidade em questão ainda não dispõe de normativas oficiais que orientem o uso da IA nas práticas acadêmicas. E agora? Qual conduta deve adotar o tutor responsável por acompanhar a formação ética desses estudantes? A partir desse caso, o trabalho propõe uma reflexão sobre integridade acadêmica, formação crítica e responsabilidade docente diante da emergência das tecnologias generativas. Também sugere a necessidade urgente de políticas institucionais que considerem as especificidades da extensão e da formação universitária frente à inteligência artificial. Compreender as implicações da IA no ensino é o primeiro passo para enfrentar esse novo cenário. Sem reflexão crítica e ações concretas das instituições, não há transformação efetiva nas práticas formativas. Pois, como nos ensina Paulo Freire, educar é sempre um ato político comprometido com a libertação, não com a substituição do humano pela máquina.
Palavras-chave | Ensino Superior; Inteligência Artificial; Extensão Universitária; Avaliação Educacional; Ética. |
---|