4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INOVAÇÃO CURRICULAR COM O MÉTODO PECHA KUCHA NO ENSINO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Dr ALBA CRISTINA MIRANDA DE BARROS ALENCAR (Universidade Federal Fluminense)

Description

O modelo educacional na formação de profissionais da saúde vem passando por um processo de adaptação para acompanhar as mudanças sociais registradas nas últimas décadas. Essa modificação enfatiza a necessidade de um novo perfil profissional que absorva as competências humanas e digitais demandadas na saúde. Nesse cenário, uma postura ativa do docente no processo de ensino-aprendizagem é fundamental.
É nesse contexto que se justifica o uso do método ativo Pecha Kucha no ensino de Parasitologia Clínica. O Pecha Kucha é um formato de apresentação com 20 slides exibidos por 20 segundos cada, totalizando 6 minutos e 40 segundos. Esse modelo potencializa o uso de imagens com valor funcional, semiótico e cognitivo, compondo um conjunto de reflexões centradas na relação ensino-aprendizagem. A utilização desse método teve como objetivos estimular o processo de "ensinagem", ampliar o engajamento estudantil, diversificar estratégias avaliativas e promover a produção de material audiovisual. A proposta de criação das apresentações pelos discentes foi apresentada como atividade avaliativa no início da disciplina. Os temas foram pré-definidos pelas professoras, e a turma foi dividida em grupos de, no máximo, cinco alunos.Os discentes entregaram mensalmente etapas da produção: roteiro, slides, vídeo com áudio e apresentação final. Em cada fase, os docentes avaliavam e devolviam o material com sugestões de correção. Após os ajustes, os vídeos foram exibidos ao final da disciplina, com a presença de todos. Após cada apresentação, houve a formalização do saber. As apresentações foram avaliadas por uma rubrica com os critérios: 1) consistência e foco no conteúdo; 2) clareza e objetividade na fala; 3) pertinência e criatividade na escolha das imagens; e 4) cumprimento dos prazos. Conclui-se que o uso do Pecha Kucha como instrumento de avaliação formativa promoveu engajamento na disciplina.

Palavras-chave Pecha-Kucha, Ensino-aprendizagem, Avaliação, Inovação, Ensino superior

Authors

Dr ALBA CRISTINA MIRANDA DE BARROS ALENCAR (Universidade Federal Fluminense) Matheus Santos Moura (Universidade Federal Fluminense)

Co-authors

Dr Patricia Almeida Machado (Universidade Federal Fluminense) Dr Yara Leite Adami (Universidade Federal Fluminense)

Presentation materials

There are no materials yet.