4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

POSICIONAMENTOS DE LICENCIANDOS SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO APOIO À PRODUÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Prof. Aryane Santos Nogueira (Universidade Estadual de Campinas)

Description

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo geral examinar a aplicação de uma proposta formativa desenvolvida na educação superior, no contexto da formação inicial de professores para a educação básica de surdos (Apoio: FAPESP 22/05908-0; FAEPEX 3348/24). A proposta consistiu em uma unidade didática com abordagem de metodologia ativa baseada em problema/projeto, cuja realização incluiu, entre outras atividades, a elaboração de planos de aula e vídeos educacionais com o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa como apoio à produção pedagógica por equipes de licenciandos de diferentes cursos, promovendo análise reflexiva sobre os usos possíveis da IA em práticas de planejamento docente. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de perspectiva etnográfica, e utilizou como fontes registros videogravados, diários de campo e materiais produzidos pelos participantes. Para este trabalho, a análise concentrou-se nos posicionamentos e concepções dos licenciandos sobre o uso de ferramentas de IA para fins educacionais. Os resultados revelaram posturas diversas, que variaram entre o entusiasmo e o ceticismo, evidenciando tensões entre a autonomia docente e a delegação de tarefas à tecnologia. A experiência formativa também permitiu observar como os licenciandos enfrentaram desafios cognitivos e éticos no uso da IA, articulando conhecimentos conceituais e processuais no planejamento de práticas pedagógicas bilíngues e inclusivas. Conclui-se que a apropriação pedagógica e intencional de tecnologias com IA na formação inicial docente pode ampliar os repertórios didáticos dos futuros professores e, ao mesmo tempo, favorecer compreensões mais situadas sobre os limites e potencialidades dessas ferramentas no campo educacional.

Palavras-chave formação inicial de professores; inteligência artificial; metodologias ativas

Author

Prof. Aryane Santos Nogueira (Universidade Estadual de Campinas)

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