4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PARA INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EMBRACE NA CONSTRUÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speakers

Allan Moreira Xavier (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Carla Lopes Rodriguez (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Carolina Correa de Carvalho (Universidade Federal do ABC (UFABC))

Description

O projeto EMBRACE – “Education Modernization Brazil, Colombia, Europe” – integra a chamada ERASMUS-EDU-2022-CBHE e envolve universidades do Brasil, Colômbia, Finlândia e Portugal. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas de docentes do ensino superior e criar um ecossistema de aprendizagem sustentável por meio da colaboração entre universidade/empresa/sociedade para a cocriação de soluções de problemas complexos. A iniciativa é estruturada em pacotes de trabalho (WPs), com atividades virtuais e encontros presenciais, nacionais e internacionais. A estratégia adotada é a formação escalonada dos docentes por meio de cursos massivos (MOOCs) e materiais digitais alinhados ao DigCompEdu. Especificamente, busca-se estimular metodologias de ensino centradas no estudante, criar conexões entre docentes e fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade, em colaboração com setores públicos e privados. As tecnologias digitais são vistas como aliadas não só do ensino-aprendizagem, mas também da gestão educacional para construção de estratégias institucionais. O modelo de formação foi implementado de forma híbrida, contemplando inicialmente um grupo de 25 professores das instituições parceiras para atuarem como Institutional Developers (IDs). Duas abordagens metodológicas foram adotadas: CLIL (Content and Language Integrated Learning) e ePedagogia, ambas focadas na integração entre competências pedagógicas, linguísticas e digitais. A CLIL contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no inglês e impulsionou a internacionalização, enquanto a ePedagogia abordou a integração crítica de ferramentas digitais em diferentes formatos de ensino. A formação promoveu a elaboração de materiais, planejamento dos MOOCs e reflexões sobre acessibilidade, inclusão e adaptação às realidades locais. Os resultados evidenciam o papel da colaboração como estratégia para contextualizar boas práticas e mostram que o desenvolvimento de competências digitais deve ser um processo contínuo de aprendizado, sendo necessário criar uma cultura de formação permanente, onde os docentes troquem experiências, compartilhem boas práticas e continuem se desenvolvendo em resposta às transformações tecnológicas e pedagógicas.

Palavras-chave Competências Digitais, Educação Superior, Ecossistema de aprendizagem.

Authors

Allan Moreira Xavier (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Carla Lopes Rodriguez (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Carolina Correa de Carvalho (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Denise Consonni (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Geovane Oliveira de Sousa João Ricardo Sato (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Julio Francisco Blumetti Faco (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Michelle Sato Frigo (Universidade Federal do ABC (UFABC)) Paula Ayako Tiba (Universidade Federal do ABC (UFABC))

Presentation materials

There are no materials yet.