4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O uso de inteligência artificial no Programa de Monitoria da Universidade Federal Fluminense

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Silvia Pereira (Gloria Jeane Almeida Pereira e Luis Saraiva Pereira)

Description

O Programa de Monitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) instituído em 1971 teve, em 2024, 867 projetos ativos, 1097 monitores bolsistas e 304 voluntários sendo orientados por 1220 docentes. Anualmente, é realizada a Semana de Monitoria, evento do qual todos os monitores são orientados a participar, por meio da apresentação de trabalhos desenvolvidos no Programa -um vídeo síntese das atividades e um plano de aula. Os trabalhos são apresentados para uma banca local, que, após a avaliação, seleciona o mais qualificado para apresentação na segunda etapa. Neste trabalho objetivou-se identificar o uso de ferramentas digitais nas aulas dos monitores a partir dos planos de aula produzidos para o Programa. Os dados ora apresentados referem-se à análise dos 175 planos de aula dos monitores que foram para esta etapa, com o auxílio do CHAT GPT. Após a extração do trecho "desenvolvimento da aula”, os dados foram inseridos sob um prompt pré-definido, no qual se buscou identificar as técnicas de aprendizagem e as ferramentas digitais adotadas, além do uso de inteligência artificial. Observou-se que a maioria dos planos de aula indicou o uso de mais de uma técnica pedagógica. Das 35 citadas, estudo de caso (21,49%), estudo dirigido (13,60%) e aula expositiva (8,77%) foram as mais referenciadas, enquanto que o uso de ferramentas digitais, forma o CHAT GPT (12,88%), seguido do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (10,73%) e o Google Docs (9,44%). Entende-se, que o uso de inteligência artificial, especificamente o CHAT GPT nas atividades do Programa de Monitoria da UFF é uma realidade, e, como tal, demanda observação e atuação qualificada sob dimensões, éticas, críticas e reflexivas sobre suas potencialidades e desafios.

Palavras-chave ferramentas digitais, ensino superior, monitoria

Author

Silvia Pereira (Gloria Jeane Almeida Pereira e Luis Saraiva Pereira)

Co-authors

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