4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speaker

Prof. Antonio Carlos Marques de Jesus (Universidade Católica de Santos (UNISANTOS))

Description

Este resumo decorre de projeto de pesquisa de mestrado em andamento na área da Educação, intitulado A Pedagogia Crítico-Libertadora na Educação para o Trabalho: um olhar sobre a percepção de professores do ensino profissional. Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os impactos da revolução digital na educação superior, especialmente no segmento da educação profissional. As tecnologias digitais têm promovido profundas transformações na forma como se acessa e se compartilha o conhecimento, ampliando possibilidades pedagógicas e redefinindo práticas docentes. No entanto, esse mesmo avanço tecnológico revela contradições, como o aprofundamento das desigualdades sociais e a exclusão digital, que impedem o pleno acesso de grande parte da população ao conhecimento e à cidadania. No contexto da educação superior profissional, observa-se a hegemonia de modelos pautados por lógicas gerenciais, tecnicistas e individualizantes, que tendem a priorizar competências produtivas em detrimento de uma formação crítica, emancipadora e voltada à transformação social. Diante desse cenário, o trabalho propõe analisar as contribuições da pedagogia crítico-libertadora para a formação de sujeitos conscientes e engajados, capazes de compreender criticamente a realidade e atuar para a superação das desigualdades. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos metodológicos uma revisão bibliográfica das obras de Paulo Freire, além de autores como Ladislau Dowbor, Ricardo Antunes e Henry Giroux. Complementarmente, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores que desenvolvem práticas pedagógicas inspiradas no pensamento freireano na educaçãosuperior. A investigação busca compreender de que forma essa proposta pedagógica pode dialogar com os desafios e potencialidades das tecnologias digitais, contribuindo para uma educação superior humanizadora, equitativa e comprometida com a formação de sujeitos históricos e críticos.

Palavras-chave Educação Superior. Formação Crítica. Tecnologias Digitais.

Author

Prof. Antonio Carlos Marques de Jesus (Universidade Católica de Santos (UNISANTOS))

Co-author

Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo (Universidade Católica de Santos - UNISANTOS)

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