Speaker
Description
Este resumo decorre de projeto de pesquisa de mestrado em andamento na área da Educação, intitulado A Pedagogia Crítico-Libertadora na Educação para o Trabalho: um olhar sobre a percepção de professores do ensino profissional. Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os impactos da revolução digital na educação superior, especialmente no segmento da educação profissional. As tecnologias digitais têm promovido profundas transformações na forma como se acessa e se compartilha o conhecimento, ampliando possibilidades pedagógicas e redefinindo práticas docentes. No entanto, esse mesmo avanço tecnológico revela contradições, como o aprofundamento das desigualdades sociais e a exclusão digital, que impedem o pleno acesso de grande parte da população ao conhecimento e à cidadania. No contexto da educação superior profissional, observa-se a hegemonia de modelos pautados por lógicas gerenciais, tecnicistas e individualizantes, que tendem a priorizar competências produtivas em detrimento de uma formação crítica, emancipadora e voltada à transformação social. Diante desse cenário, o trabalho propõe analisar as contribuições da pedagogia crítico-libertadora para a formação de sujeitos conscientes e engajados, capazes de compreender criticamente a realidade e atuar para a superação das desigualdades. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos metodológicos uma revisão bibliográfica das obras de Paulo Freire, além de autores como Ladislau Dowbor, Ricardo Antunes e Henry Giroux. Complementarmente, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores que desenvolvem práticas pedagógicas inspiradas no pensamento freireano na educaçãosuperior. A investigação busca compreender de que forma essa proposta pedagógica pode dialogar com os desafios e potencialidades das tecnologias digitais, contribuindo para uma educação superior humanizadora, equitativa e comprometida com a formação de sujeitos históricos e críticos.
Palavras-chave | Educação Superior. Formação Crítica. Tecnologias Digitais. |
---|