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Description
Contextualização: A formação de professores no ensino superior é crucial para o desenvolvimento educacional, integrando teoria e prática. A Inteligência Artificial (IA) exige adaptação dos métodos. Surge como inovação transformadora, capaz de personalizar o ensino e alinhar teoria com as necessidades de um ambiente digital. Reconfigura o cenário educacional, atuando na mediação, organização curricular e gestão do ensino-aprendizagem. A formação para o uso adequado, ético e crítico da IA é urgente, pois seu uso exige competências didático-metodológicas e ético-reflexivas. Isso impõe desafios aos modelos tradicionais, que precisam se adaptar à cultura digital para garantir eficácia e equidade. Objetivo da ação: Relatar desafios e perspectivas da formação docente com o uso da IA na educação superior, visando melhorar processos de ensino e aprendizagem no Centro Universitário Unigran Capital, em Campo Grande/MS. Descrição da experiência: A experiência na Unigran Capital envolveu programa de formação continuada, o "Boas Vindas Super Time", com palestras e oficinas sobre o "Uso de Inteligência Artificial na prática docente". Participaram 120 docentes na palestra "Competências em IA para professores" e 75 nas oficinas sobre IAs generativas: ChatGPT, Gemini, Gamma, com foco em engenharia de PROMPTs. Resultados percebidos: Apesar de muitos utilizarem o ChatGPT, a maioria não sabia aplicá-lo pedagogicamente. A formação foi avaliada como excelente ou muito boa pela maioria, que considerou o conhecimento em IA relevante para a prática docente. Embora haja receio sobre o impacto da IA na aprendizagem dos estudantes, a maioria dos docentes tem interesse em novas formações sobre o tema, reconhecendo a importância do desenvolvimento de competências profissionais para seu uso no ensino superior. Considerações finais: A experiência reforça a viabilidade e a importância de programas de formação continuada focados em IA, preparando os docentes para um futuro educacional onde a IA será cada vez mais presente, exigindo flexibilidade, inovação e responsabilidade.
Palavras-chave | Formação docente; Inovação Pedagógica; Competências digitais; Desenvolvimento Digital; Educação superior. |
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