4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL, CAMPO GRANDE/MS.

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Prof. Angelita Leal de Castro Fonseca (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL)

Description

Contextualização: A formação de professores no ensino superior é crucial para o desenvolvimento educacional, integrando teoria e prática. A Inteligência Artificial (IA) exige adaptação dos métodos. Surge como inovação transformadora, capaz de personalizar o ensino e alinhar teoria com as necessidades de um ambiente digital. Reconfigura o cenário educacional, atuando na mediação, organização curricular e gestão do ensino-aprendizagem. A formação para o uso adequado, ético e crítico da IA é urgente, pois seu uso exige competências didático-metodológicas e ético-reflexivas. Isso impõe desafios aos modelos tradicionais, que precisam se adaptar à cultura digital para garantir eficácia e equidade. Objetivo da ação: Relatar desafios e perspectivas da formação docente com o uso da IA na educação superior, visando melhorar processos de ensino e aprendizagem no Centro Universitário Unigran Capital, em Campo Grande/MS. Descrição da experiência: A experiência na Unigran Capital envolveu programa de formação continuada, o "Boas Vindas Super Time", com palestras e oficinas sobre o "Uso de Inteligência Artificial na prática docente". Participaram 120 docentes na palestra "Competências em IA para professores" e 75 nas oficinas sobre IAs generativas: ChatGPT, Gemini, Gamma, com foco em engenharia de PROMPTs. Resultados percebidos: Apesar de muitos utilizarem o ChatGPT, a maioria não sabia aplicá-lo pedagogicamente. A formação foi avaliada como excelente ou muito boa pela maioria, que considerou o conhecimento em IA relevante para a prática docente. Embora haja receio sobre o impacto da IA na aprendizagem dos estudantes, a maioria dos docentes tem interesse em novas formações sobre o tema, reconhecendo a importância do desenvolvimento de competências profissionais para seu uso no ensino superior. Considerações finais: A experiência reforça a viabilidade e a importância de programas de formação continuada focados em IA, preparando os docentes para um futuro educacional onde a IA será cada vez mais presente, exigindo flexibilidade, inovação e responsabilidade.

Palavras-chave Formação docente; Inovação Pedagógica; Competências digitais; Desenvolvimento Digital; Educação superior.

Author

Prof. Angelita Leal de Castro Fonseca (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL)

Co-authors

Ms Ariane de Lima Zárate Benites (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. João Paulo Calves (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. Lucas de Melo Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. Nidian Souza Ribeiro Corrêa (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. Vinícius Soares de Oliveira (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL)

Presentation materials

There are no materials yet.