4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PLANEJAMENTO DE AULAS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Franciely Machado Dutra Cezar

Description

A integração da inteligência artificial (IA) na prática pedagógica oferece oportunidades para repensar estratégias de ensino e planejamento, promovendo abordagens mais criativas, inclusivas e personalizadas. Este relato apresenta uma ação formativa, realizada com professores de Matemática, cursistas de uma Pós-Graduação em Educação Matemática, cujo objetivo foi explorar o uso crítico e consciente da IA no contexto educacional. A atividade foi desenvolvida por meio da metodologia de trabalho em grupos heterogêneos, possibilitando que docentes com diferentes experiências, níveis de familiaridade tecnológica e contextos de atuação pudessem dialogar, compartilhar práticas e construir coletivamente novas formas de aplicar a IA no ensino. O encontro foi estruturado em dois momentos: inicialmente, promoveu-se uma reflexão sobre o papel da IA na educação, abordando conceitos de IA generativa, exemplos de uso no ensino superior e questões éticas e pedagógicas associadas; em seguida, os participantes realizaram atividades práticas com ferramentas de IA, aplicando técnicas de formulação de comandos (engenharia de prompts) para desenvolver e adaptar ementas, rubricas, listas de exercícios e feedback em avaliações, além de explorem a prática do NotebookLM, ferramenta de IA voltada à organização e síntese de informações, aplicada em situações de análise e planejamento de aulas de Matemática. Como resultados esperados, destacam-se a ampliação das competências digitais, o fortalecimento da autonomia docente no uso de tecnologias emergentes e a incorporação de práticas inovadoras no planejamento e na condução das aulas. Conclui-se que formações que combinam reflexão crítica, prática colaborativa e uso orientado da IA potencializam a inovação pedagógica e contribuem para um ensino de Matemática mais alinhado às demandas do século XXI.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Formação Docente; Metodologias Ativas; Inovação Curricular; Competências Digitais.

Author

Presentation materials

There are no materials yet.