Speaker
Description
A integração da inteligência artificial (IA) na prática pedagógica oferece oportunidades para repensar estratégias de ensino e planejamento, promovendo abordagens mais criativas, inclusivas e personalizadas. Este relato apresenta uma ação formativa, realizada com professores de Matemática, cursistas de uma Pós-Graduação em Educação Matemática, cujo objetivo foi explorar o uso crítico e consciente da IA no contexto educacional. A atividade foi desenvolvida por meio da metodologia de trabalho em grupos heterogêneos, possibilitando que docentes com diferentes experiências, níveis de familiaridade tecnológica e contextos de atuação pudessem dialogar, compartilhar práticas e construir coletivamente novas formas de aplicar a IA no ensino. O encontro foi estruturado em dois momentos: inicialmente, promoveu-se uma reflexão sobre o papel da IA na educação, abordando conceitos de IA generativa, exemplos de uso no ensino superior e questões éticas e pedagógicas associadas; em seguida, os participantes realizaram atividades práticas com ferramentas de IA, aplicando técnicas de formulação de comandos (engenharia de prompts) para desenvolver e adaptar ementas, rubricas, listas de exercícios e feedback em avaliações, além de explorem a prática do NotebookLM, ferramenta de IA voltada à organização e síntese de informações, aplicada em situações de análise e planejamento de aulas de Matemática. Como resultados esperados, destacam-se a ampliação das competências digitais, o fortalecimento da autonomia docente no uso de tecnologias emergentes e a incorporação de práticas inovadoras no planejamento e na condução das aulas. Conclui-se que formações que combinam reflexão crítica, prática colaborativa e uso orientado da IA potencializam a inovação pedagógica e contribuem para um ensino de Matemática mais alinhado às demandas do século XXI.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Formação Docente; Metodologias Ativas; Inovação Curricular; Competências Digitais. |
---|