Speaker
Description
A transformação digital proporcionada pela 4ª Revolução Industrial extrapolou o ambiente industrial, assim como aconteceu quando das revoluções industriais anteriores. A chamada Indústria 4.0 chegou inclusive ao ambiente educacional, promovendo o que alguns dizem ser a Educação 4.0. A indústria 4.0 tem hoje como uma de suas tecnologias habilitadoras protagonistas a Inteligência Artificial (IA) e essa tecnologia ganhou notoriedade com a popularização da IA Generativa (IAG), que passou a exigir que os profissionais se valham desse recurso como ferramenta ou como apoio na sua rotina de trabalho. Não foi diferente para o exercício da atividade docente, que traz a atualização constante como uma característica inerente ao seu exercício profissional. Esse contexto da transformação digital faz parte da vida do público discente, hoje nativos digitais em sua maioria, inclusive na educação superior. A partir dessa perspectiva, o que se busca neste trabalho é apresentar a importância da criação ou constituição de uma cultura digital no corpo docente, cultura essa que perpassa pelo desenvolvimento de competências digitais, pela aplicação prática dessas de competências digitais e pelo uso contínuo de ferramentas digitais na rotina de sala de aula e de planejamento docente. A partir de uma revisão bibliográfica que trata de práticas pedagógicas docente e da jornada da transformação digital em organizações, este trabalho visa apresentar como o corpo docente pode fazer uso desse recurso da IAG para apoiá-los com sugestão de estratégias de ensino, sumarização de material didático e, com certos cuidados, até na criação de conteúdos que possam enriquecer a sua aula e aumentar o engajamento dos discentes. Além disso, propor ações de planejamento pedagógico e de formação docente que resultarão na criação de uma cultura digital no corpo docente para promover o uso criativo de ferramentas digitais, inclusive a IA Generativa, nas suas atividades de ensino.
Palavras-chave | Transformação Digital; Educação 4.0; Inteligência Artificial Generativa; Formação Docente |
---|