4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Planejamento Módulo de Práticas Inovadoras de Ensino no curso de Aperfeiçoamento Docente: Gestão Universitária; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Diversidade e Inclusão

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

LUIZA Carneiro Mareti VALENTE

Description

Percebendo a necessidade de capacitação dos docentes, principalmente aqueles envolvidos em cargos de gestão, foi organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e outros setores da Universidade Federal Fluminense o curso de Aperfeiçoamento Docente. Este curso está em seu segundo ciclo e aborda os módulos de Gestão Universitária; Saúde Mental; Assédio Moral e Sexual; Diversidade e Inclusão; Práticas Inovadoras de Ensino. O Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) é vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e tem desenvolvido desde 2012 atividades de desenvolvimento docente, sejam abertas a todos os docentes da Universidade ou atendendo a demandas de cursos específicos. Contando com essa experiência, o PROIAC ficou responsável pelo planejamento e execução do módulo de Práticas Pedagógicas Inovadoras nesse curso. O módulo foi concebido de forma a permitir que os docentes conheçam, planejem e vivenciem o uso de métodos ativos de ensino com apoio de ferramentas digitais disponíveis. Para isso foram planejados 2 momentos, o primeiro, que está sendo oferecido online, permitirá que docentes conheçam ambos os sistemas de gestão de aprendizagem oferecidos pela universidade. No momento presencial, os docentes vivenciarão os principais métodos ativos utilizados no ensino superior e discutirão as formas de uso ou adaptação deles à realidade da universidade, planejarão atividades e avaliação de aprendizagem. Espera-se que os participantes saiam aptos e engajados para aplicar os métodos selecionados por eles em sala de aula. Inscreveram-se para as 50 vagas oferecidas no momento online 78 docentes, dos quais 12 já haviam realizado outros módulos do aperfeiçoamento. As atividades se iniciam no dia 11 de agosto e todos os participantes preencherão avaliações para feedback para a equipe organizadora. Essa demanda evidencia a necessidade de ampliar os espaços de discussão e construção coletiva de novas práticas pedagógicas no ensino superior.

Palavras-chave Métodos Ativos; Desenvolvimento Docente; Sistemas de Gestão de Aprendizagem.

Authors

Presentation materials

There are no materials yet.