4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Estratégia Avaliativa Integrativa no Ensino de Anatomia Humana: Impacto da Atividade Teórico-Prático Avaliativa Integrativa (ATPAI) na Formação Médica

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia

Speaker

Prof. PAULO CARIA (Instituto de Biologia - UNICAMP)

Description

A Atividade Teórico-Prático Avaliativa Integrativa (ATPAI), implementada pela área de Anatomia Humana da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no curso de Medicina, constitui uma metodologia instrucional inovadora, concebida para promover a integração vertical entre os componentes curriculares básicos e clínicos. Fundamentada em princípios de aprendizagem ativa, interdisciplinaridade e avaliação formativa, a ATPAI busca transcender o modelo tradicional de ensino da anatomia, historicamente centrado na memorização de estruturas, para um paradigma de aplicação contextualizada e raciocínio clínico integrado. A estrutura da ATPAI combina atividades de identificação anatômica em peças cadavéricas, modelos sintéticos de alta fidelidade e imagens diagnósticas (radiografias, tomografias e ressonâncias), articuladas a situações-problema baseadas em casos clínicos reais ou simulados. Essa configuração promove a integração de conhecimentos anatômicos com fundamentos de fisiologia, semiologia e patologia, fomentando habilidades cognitivas de ordem superior, como análise crítica, síntese de informações e tomada de decisão. A abordagem em pequenos grupos favorece a aprendizagem colaborativa, a argumentação científica e o desenvolvimento de competências comunicacionais, além de reforçar a capacidade de resolução de problemas sob uma perspectiva multiprofissional e interdisciplinar. Do ponto de vista avaliativo, a ATPAI permite mensurar não apenas a acurácia do conhecimento declarativo, mas também sua transferência para contextos práticos e clínicos, alinhando-se a frameworks educacionais como o de Miller (“Knows–Knows How–Shows How–Does”) e aos pressupostos da educação médica baseada em competências. Essa estratégia aproxima o estudante de situações reais da prática profissional, fortalecendo competências essenciais para atuação em áreas como cirurgia, radiologia, ortopedia e medicina de emergência. Ao proporcionar um ambiente de ensino-aprendizagem integrador e orientado por competências, a ATPAI consolida-se como ferramenta pedagógica de alto impacto para a formação de médicos com raciocínio clínico sólido, visão integrada do paciente e capacidade de tomada de decisão embasada.

Palavras-chave Atividade Teórico-Prática Avaliativa Integrativa

Author

Prof. Wagner Fávaro (Instituto de Biologia - UNICAMP)

Co-author

Prof. PAULO CARIA (Instituto de Biologia - UNICAMP)

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