4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Formação Inicial de Professores e Inteligência Artificial Generativa: práticas pedagógicas e letramento em IA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia

Speaker

Francisco Arquer Thome (UNICAMP)

Description

Este projeto propõe investigar como o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa incide sobre a formação inicial de professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir da seguinte pergunta: de que modo essas tecnologias podem favorecer a construção de práticas pedagógicas que promovam a autonomia dos aprendizes, desenvolvam um letramento em IA e estejam alinhadas a perspectivas críticas, inclusivas e socialmente situadas? Trata-se de uma proposta de pesquisa submetida à seleção de pós-graduação da Unicamp, ainda em fase de aprovação. Caso selecionado, o projeto será orientado por cinco eixos teóricos articulados: (1) Educação, Tecnologias Digitais e IA Generativa; (2) Formação e Mediação Docente (espaços e implicações éticas); (3) Autonomia do Aprendiz; (4) Letramento em IA; e (5) Educação Crítica, Inclusiva e Socialmente Situada. A pesquisa será desenvolvida por meio de uma abordagem quali-quantitativa, envolvendo os 26 cursos de licenciatura da Unicamp, distribuídos em 11 Institutos e Faculdades, e estruturada em três frentes metodológicas: (1) Mapeamento; (2) Acompanhamento e Registro; e (3) Planejamento e Mediação Pedagógica. Estão previstos instrumentos como observação direta, anotações de campo, diário reflexivo, entrevistas, questionários e testes de usabilidade, aplicados conforme a viabilidade e a pertinência metodológica.A triangulação dos dados buscará captar dimensões técnicas, éticas, sociais e ideológicas dos usos da IA generativa nas práticas formativas, com vistas à identificação de lacunas, contribuições e tendências. Espera-se, com isso, subsidiar propostas pedagógicas que integrem criticamente essas tecnologias à formação inicial docente.

Palavras-chave inteligência artificial generativa; formação de professores; autonomia do aprendiz; letramento em IA; práticas pedagógicas

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