4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA FORMAÇÃO ECOSSISTÊMICA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Dr Nara SALAMUNES (UTFPR - PESQUISADORA VOLUNTÁRIA)

Description

A emergência da inteligência artificial implica reorganizações profissionais, reconfigurações propedêuticas, refinamentos investigativos e inovações didáticas na Educação Superior, em especial, nos cursos de Licenciaturas. Tendo em vista esse contexto e com vistas à articulação desses cursos com as também necessárias revisões dos processos formativos na Educação Básica, apresenta-se um estudo bibliográfico e documental cujo objetivo é propor uma reestruturação curricular possível para cursos de Pedagogia, pautada na interconexão entre as áreas da Educação e da Saúde, que fundamentam, de forma geral e básica, a formação humana e social. Nesse estudo, as tecnologias digitais, entre as quais os recursos que viabilizam o emprego massivo da Inteligência Artificial, são instrumentos necessários e passíveis de serem integrados ao trabalho de ensino e às aprendizagens escolares. Tais processos, compreendidos sob a perspectiva da construção ecossistêmica da prática pedagógica e das atividades humanas e sociais, são efetivados na tomada de consciência das interações conceituais e práticas entre humanidade, tecnologias e natureza. Discute-se nesse estudo, portanto: a) a inserção e a provisoriedade dos instrumentos tecnológicos e as modificações nas formas do agir humano e, b) fundamentos e saberes estruturantes da formação e de práticas escolares de Pedagogas e de Pedagogos para o cotidiano de transformações naturais e culturais eivadas pela imprevisibilidade social e transição tecnológica; c) o estabelecimento focal do emprego das tecnologias digitais emergentes para o aprimoramento da relação Educação Básica e Formação de Pedagogos.

Palavras-chave inteligência artificial; reconfiguração curricular; formação de Pedagogos.

Author

Dr Nara SALAMUNES (UTFPR - PESQUISADORA VOLUNTÁRIA)

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