4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O PAPEL DOCENTE COMO MEDIADOR TECNOPOLÍTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speaker

Dr Simone Oliveira (UERJ)

Description

A curricularização da extensão na Educação Superior, somada à crescente plataformização das práticas pedagógicas, impõe novos desafios à atuação docente frente às tecnologias digitais. Este estudo teórico-reflexivo, ancorado em revisão crítica de literatura, discute o papel do professor como mediador tecnopolítico, entendido como sujeito que disputa os sentidos da tecnologia na formação universitária. A abordagem adotada integra referenciais da pedagogia crítica e da epistemologia situada, com base em autores que concebem a docência como prática social e política comprometida com a justiça cognitiva, a emancipação e a pluralidade epistêmica. Argumenta-se que as competências digitais exigidas pela extensão não devem ser reduzidas a saberes operacionais, mas concebidas como práticas formativas voltadas à análise crítica das tecnologias e à mediação entre universidade, território e cultura digital. A figura do docente é reposicionada como curador epistêmico e articulador de práticas educativas territorializadas, capazes de confrontar a lógica da performatividade algorítmica. Ao mobilizar contribuições de pensadores como Paulo Freire, bell hooks, Henry Giroux e autores contemporâneos que investigam a tecnopolítica e a governança algorítmica, propõe-se uma concepção ampliada de docência universitária, ancorada na escuta, no dissenso e na mediação ética do saber. Os resultados consistem em proposições conceituais que reafirmam o professor como agente estratégico na construção de projetos de extensão orientados por práticas críticas de cidadania digital e engajamento comunitário. Conclui-se que formar docentes capazes de reinscrever as tecnologias nos contextos educativos, com discernimento político e responsabilidade epistêmica, constitui um dos pilares para consolidar a extensão como espaço de criação pedagógica e transformação social.

Palavras-chave docência universitária; curricularização da extensão; competências digitais; tecnopolítica; pedagogia crítica.

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