Speaker
Description
Este relato de experiência descreve uma prática pedagógica realizada em uma disciplina de formação geral oferecida a estudantes de diferentes cursos de graduação em uma universidade brasileira. Com foco na construção de um projeto de vida acadêmico e profissional, a proposta integrou o uso de recursos digitais à personalização da aprendizagem. Os estudantes foram incentivados a escolher, entre múltiplos materiais disponíveis (vídeos, textos, podcasts), aqueles mais alinhados a seus interesses, promovendo uma aprendizagem autorregulada e significativa. As atividades envolveram a escrita reflexiva, o uso de ambientes virtuais para feedback contínuo e o estímulo à articulação entre conteúdos conceituais e experiências pessoais. Como resultados percebidos, destaca-se o fortalecimento da autonomia intelectual, da capacidade de síntese e do uso crítico de ferramentas digitais. A experiência evidencia como projetos pedagógicos que incorporam competências digitais podem ampliar o engajamento dos estudantes e potencializar sua formação integral no ensino superior.
Palavras-chave | projeto de vida; competências digitais; personalização da aprendizagem |
---|