4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PRODUÇÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Marcos Antonio de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim)

Description

Este resumo apresenta uma pesquisa do tipo Estado da Arte sobre as produções científicas relacionadas ao uso da inteligência artificial na educação brasileira, considerando o período de 2020 a 2025. A metodologia envolveu análise crítica de produções acadêmicas indexadas nas bases SciELO, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Google Acadêmico, utilizando descritores específicos sobre inteligência artificial e educação. Os resultados evidenciam um crescimento significativo na produção científica sobre o tema, especialmente após 2022, com o surgimento da inteligência artificial generativa. As principais tendências identificadas incluem a personalização do ensino através de sistemas adaptativos, automação de tarefas administrativas, desenvolvimento de tutores virtuais e assistentes de aprendizagem, além da transição da Educação 4.0 para a Educação 5.0, que enfatiza o protagonismo estudantil e os aspectos humanos da aprendizagem. Os principais desafios encontrados referem-se à desigualdade no acesso às tecnologias digitais entre diferentes contextos escolares, falta de formação adequada dos docentes para uso pedagógico da inteligência artificial, resistência cultural às inovações pedagógicas e ausência de marcos regulatórios específicos. A pesquisa destaca que a implementação efetiva da inteligência artificial na educação depende fundamentalmente de políticas de formação docente continuada, gestão escolar inovadora e mudanças graduais na cultura institucional. As conclusões apontam que, embora a inteligência artificial apresente potencial transformador significativo para os processos educativos, sua adoção bem-sucedida requer investimento estruturado em capacitação profissional, promoção de ambientes colaborativos entre educadores e atenção especial às questões de equidade e inclusão digital, garantindo que as tecnologias se tornem aliadas na formação de cidadãos críticos e socialmente engajados.

Palavras-chave Educação. Inteligência Artificial. Estado da Arte. Tendências.

Authors

Marcos Antonio de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim) Ms Lúbia Tamires Rintzel (IFRS Campus Sertao) Mr Douglas Carré (IFRS Campus Sertao)

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