4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

CONCEPÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - PERSPECTIVAS DISCENTES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

KAROLINA CASTRO

Description

Introdução
A formação inicial de professores no Brasil articula dimensões como políticas públicas, demandas sociais, currículo e práticas pedagógicas. A Resolução CNE/CP nº 4/2024 prioriza um modelo curricular centrado na padronização de conteúdos em detrimento de uma formação crítica e contextualizada, refletindo uma perspectiva tecnicista. No que tange às tecnologias digitais, em especial à inteligência artificial (IA), recentes regulamentações não trazem diretrizes para seu uso na educação, revelando lacuna normativa. Formar professores exige enfrentar criticamente as rápidas transformações sociais e tecnológicas.

Objetivos
Compreender as concepções de IA dos estudantes de licenciatura do Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia e analisar como elas influenciam sua formação. Abrangendo os cursos de Física, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática e Música.

Metodologia
A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico-dialético e adota abordagem de métodos mistos. A primeira etapa constituiu em análise documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Na etapa quantitativa aplica-se um questionário fechado com escala de Likert com base nas perspectivas Instrumental, Determinista, Substantivista e Crítica para mapear as concepções de IA. A terceira etapa compõe-se por entrevistas semiestruturadas para a compreender a construção dessas concepções. Por fim, os dados serão triangulados com o contexto socioeconômico dos participantes.

Resultados parciais
Os documentos institucionais indicam uma abordagem majoritariamente instrumental das tecnologias, voltada ao uso das TICs como apoio didático, sem crítica aos seus impactos sócio-pedagógicos. Os 33 questionários aplicados revelam a presença de múltiplas concepções sobre IA, com destaque às perspectivas crítica e instrumental. Estudantes reconhecem a importância da mediação pedagógica e do uso intencional da IA, embora ainda a associem à neutralidade ou inevitabilidade.

Conclusões
Conclui-se que a formação docente deve resistir à lógica mercadológica e instrumental, promovendo usos críticos e éticos da IA. Indica-se uma necessidade de fortalecer práticas pedagógicas que atendam às demandas educacionais sem subordinar-se à tecnocracia.

Palavras-chave Concepções; Licenciaturas; IAEd.

Author

Co-author

Dr Cláudia Helena dos Santos Araújo (Instituto Federal de Goiás)

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