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O presente trabalho trata das políticas de avaliação do ensino superior. Tem como objetivo investigar se a forma como as avaliações e suas métricas são adequadas para verificar a qualidade do ensino e da aprendizagem. O caráter inovador da pesquisa reside na amostra entrevistada, pois o questionário foi respondido por 05 assistentes de Inteligência Artificial - ChatGPT, DeepSeek, Gemini, Copilot e Meta IA. Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa e de campo digital. O questionário é composto por 15 perguntas e sobre os resultados foi realizada a análise de conteúdo, destacando-se que a análise dos resultados, igualmente, foi feita por assistente de Inteligência Artificial - ChatGPT. Todos os comandos dados e os textos produzidos pelos assistentes de Inteligência Artificial foram expressamente apresentados, garantindo-se a integridade ética da pesquisa. A partir desse estudo, foi possível encontrar resultados impessoalizados, descolados de convicções ideológicas e que possam representar uma ideia cientificamente válida acerca da pertinência da metodologia desenvolvida pelas políticas públicas de avaliação da qualidade da educação. Em relação ao conteúdo encontrado, notou-se que alguns assistentes buscaram trazer elementos favoráveis e desfavoráveis de forma equilibrada em suas respostas, mas a partir de uma análise geral das respostas, fica nítido que a forma como as avaliações são conduzidas atualmente é problemática. Isso não desqualifica, contudo, a utilidade de avaliações como forma de buscar o aperfeiçoamento de práticas e a qualidade na educação.
Palavras-chave | Avaliação da Educação Superior; Inteligência Artificial; Políticas Públicas |
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