Speaker
Description
Este resumo refere-se a um projeto de pesquisa em andamento na área da Educação, em nível de mestrado, que busca compreender a seguinte problemática: quais são os principais enfoques, lacunas, desafios e potencialidades apontados na literatura acadêmica sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino em cursos de graduação da área de Computação, e como esse uso pode ocorrer de modo pedagógico-crítico? Este estudo justifica-se pela necessidade de investigar articulações entre IA, ensino superior e ética na formação de profissionais da área tecnológica. O objetivo geral é analisar a produção teórica e bibliográfica sobre a integração do pensamento crítico com o uso da IA por docentes da Computação, com foco em abordagens pedagógicas, desafios e possibilidades formativas. Como objetivos específicos: compreender como a IA se relaciona com o ensino; identificar concepções educacionais e usos da IA discutidos na literatura; apontar desafios e potencialidades no uso ético da IA por docentes da área de Computação; e explorar os saberes pedagógicos necessários à atuação crítica e qualificada na área. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter teórico e bibliográfico, voltada à análise de produções científicas relevantes. Desse modo, tem como fundamentos teóricos autores, como Zygmunt Bauman, Paulo Freire, Stuart J. Russell e Pierre Lévy, que fundamentam a reflexão crítica sobre o tema. O estudo pretende contribuir para o debate sobre o uso da IA na educação superior, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, reflexivas e socialmente comprometidas, sustentadas pelo pensamento crítico e pela ética. Finalmente, a investigação traz como resultados parciais a importância da sensibilização para o uso ético e transformador da IA, isto é, que sua utilização esteja voltada à transformação social, à emancipação de sujeitos e ao desenvolvimento da autonomia moral e intelectual. Esse aspecto confronta diretamente a visão tecnicista acerca dos usos de novas tecnologias da informação.
Palavras-chave | Educação Superior; Didática do ensino superior; Tecnologias Educacionais; Inteligência Artificial; Computação |
---|