4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PENSAMENTO CRÍTICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Renata Florence dos Santos (Universidade Católica de Santos - UNISANTOS)

Description

Este resumo refere-se a um projeto de pesquisa em andamento na área da Educação, em nível de mestrado, que busca compreender a seguinte problemática: quais são os principais enfoques, lacunas, desafios e potencialidades apontados na literatura acadêmica sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino em cursos de graduação da área de Computação, e como esse uso pode ocorrer de modo pedagógico-crítico? Este estudo justifica-se pela necessidade de investigar articulações entre IA, ensino superior e ética na formação de profissionais da área tecnológica. O objetivo geral é analisar a produção teórica e bibliográfica sobre a integração do pensamento crítico com o uso da IA por docentes da Computação, com foco em abordagens pedagógicas, desafios e possibilidades formativas. Como objetivos específicos: compreender como a IA se relaciona com o ensino; identificar concepções educacionais e usos da IA discutidos na literatura; apontar desafios e potencialidades no uso ético da IA por docentes da área de Computação; e explorar os saberes pedagógicos necessários à atuação crítica e qualificada na área. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter teórico e bibliográfico, voltada à análise de produções científicas relevantes. Desse modo, tem como fundamentos teóricos autores, como Zygmunt Bauman, Paulo Freire, Stuart J. Russell e Pierre Lévy, que fundamentam a reflexão crítica sobre o tema. O estudo pretende contribuir para o debate sobre o uso da IA na educação superior, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, reflexivas e socialmente comprometidas, sustentadas pelo pensamento crítico e pela ética. Finalmente, a investigação traz como resultados parciais a importância da sensibilização para o uso ético e transformador da IA, isto é, que sua utilização esteja voltada à transformação social, à emancipação de sujeitos e ao desenvolvimento da autonomia moral e intelectual. Esse aspecto confronta diretamente a visão tecnicista acerca dos usos de novas tecnologias da informação.

Palavras-chave Educação Superior; Didática do ensino superior; Tecnologias Educacionais; Inteligência Artificial; Computação

Author

Renata Florence dos Santos (Universidade Católica de Santos - UNISANTOS)

Co-author

Dr Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo (Universidade Católica de Santos - UNISANTOS)

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