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Description
Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica em desenvolvimento que investiga como a inteligência artificial pode ampliar o uso de podcasts como recurso de metodologias ativas e acessibilidade no ensino superior. A proposta busca inovar ao integrar algoritmos inteligentes à criação e distribuição automatizada de conteúdos em áudio, adaptando-os a diferentes estilos de aprendizagem e necessidades específicas, como as de estudantes com deficiência visual. O objetivo da pesquisa é analisar o potencial de tecnologias como processamento de linguagem natural, sintetizadores de voz e sistemas de recomendação para tornar os podcasts mais personalizados, acessíveis e pedagógica e metodologicamente relevantes em ambientes digitais de aprendizagem. A metodologia da pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica crítica e sistematizada, com abordagem qualitativa, voltada à identificação de práticas inovadoras na articulação entre inteligência artificial, acessibilidade e estratégias de ensino ativo. Trata-se de uma pesquisa de caráter técnico, sem intervenções ou participação com indivíduos. Os resultados parciais indicam que a integração entre inteligência artificial e recursos sonoros permite maior personalização, autonomia e engajamento no processo de aprendizagem, além de ampliar a acessibilidade de conteúdos em contextos educacionais diversos. As conclusões parciais apontam que o uso de inteligência artificial na personalização de podcasts representa uma estratégia inovadora para fortalecer competências digitais, promover inclusão e apoiar práticas docentes ativas no ensino superior, com potencial para aplicações futuras sem dependência de alto custo humano ou técnico.
Palavras-chave | Podcasts educacionais; Ensino superior; Inteligência artificial; Metodologias ativas; Acessibilidade. |
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