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Este trabalho tem como objetivo analisar como a formação oferecida aos facilitadores contribui para a promoção do “estar junto virtual” no âmbito do Programa de Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema e aplicou-se um questionário com facilitadores de ensino da referida instituição.
O conceito de “estar junto virtual” refere-se às relações de acompanhamento e assessoramento na construção do conhecimento no ensino a distância. Tais relações impactam positivamente a aprendizagem tendo em vista que alunos com alta percepção de presença social sentiram que sua aprendizagem foi maior se comparado com alunos que tinham a percepção de uma presença social baixa, além disso, também estão associadas à redução da evasão. O “estar junto” pode ocorrer de forma síncrona, como em webconferências, ou assíncrona, como em fóruns, e-mails e outras formas de comunicação não imediata.
No contexto da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, onde as aulas são majoritariamente assíncronas, os facilitadores assumem um papel fundamental ao promover momentos com os alunos para esclarecer dúvidas e auxiliar nas disciplinas. Assim, o facilitador torna-se um importante agente no processo formativo, sendo responsável por orientar, estimular e personalizar a experiência dos estudantes no ensino remoto.
A análise dos questionários revelou que o “estar junto virtual” é um fenômeno multifatorial, que envolve aspectos pedagógicos, relacionais e institucionais. Destaca-se, ainda, que esse vínculo demanda tempo e confiança por parte dos estudantes. Por isso, quando os facilitadores acompanham a mesma turma por mais de um bimestre, há maior potencial para o fortalecimento dessas relações, favorecendo o engajamento e a aprendizagem.
Palavras-chave | Educação a Distância; Mediação Pedagógica; Estar Junto Virtual; Inovação Metodológica |
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