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Resumo
Este estudo investiga a percepção dos estudantes de cursos presenciais com disciplinas oferecidas na modalidade de Educação a Distância (EAD) em uma Instituição de Ensino Superior da Bahia. Considerando o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação e a ampliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem, a pesquisa busca compreender como os discentes percebem os recursos, a mediação docente e os impactos da EAD em seu desempenho acadêmico. A metodologia utilizada é do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, por meio da aplicação de questionário estruturado com base na Escala Likert. A coleta de dados abrangeu os semestres 2023/2 e 2024/2, com aumento expressivo na participação dos alunos, passando de 115 para 811 respondentes. Os resultados indicam melhoria significativa nos índices de satisfação com o material didático, aulas ao vivo, atuação dos professores, uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e trilhas de aprendizagem. Tais avanços são atribuídos às ações corretivas e formativas realizadas pela equipe pedagógica da instituição, refletindo também em maior rendimento acadêmico. O estudo conclui que o monitoramento sistemático da percepção discente contribui para o aprimoramento contínuo da qualidade da EAD, especialmente quando aplicada em contextos presenciais, onde o equilíbrio entre a autonomia do aluno e o suporte institucional se mostra essencial.
Palavras-chave | Satisfação discente; Educação a Distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
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