4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS DOCENTES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO TÉCNICO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual

Speaker

Dr Maria Helena Helena de Aguiar Bravo

Description

A crescente integração de tecnologias emergentes na Educação Superior desafia a prática docente. Este estudo investiga a adoção de ferramentas digitais e de Inteligência Artificial (IA) no ensino técnico, abordando a lacuna entre a disponibilidade tecnológica e sua efetiva aplicação pedagógica. O objetivo principal foi mapear e analisar as estratégias e os desafios enfrentados por professores na utilização de tecnologias inteligentes, a fim de identificar barreiras e desenvolver um produto de apoio à prática docente. A pesquisa, de abordagem mista, foi realizada com professores de uma instituição de ensino técnico em São Paulo. A coleta de dados combinou um questionário online (N=40) e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados fundamentou o desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico (PTT): um banco de estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que 90% dos docentes já utilizam ferramentas inteligentes, mas enfrentam desafios como a falta de tempo para planejamento e a necessidade de formação continuada. Como resultado prático, foi estruturado o PTT, que oferece estratégias didáticas detalhadas para o uso de IA e outras ferramentas digitais, visando mitigar as dificuldades apontadas. Conclui-se que a integração efetiva de tecnologias depende de suporte institucional e de recursos práticos. O estudo contribui ao oferecer um diagnóstico e uma solução aplicável (o PTT), fomentando a inovação pedagógica e instrumentalizando professores para os desafios do ensino técnico superior.

Palavras-chave Educação Superior; Tecnologias Educacionais; Inteligência Artificial; Formação de Professores; Estratégias Pedagógicas.

Author

Co-author

Presentation materials