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A crescente integração de tecnologias emergentes na Educação Superior desafia a prática docente. Este estudo investiga a adoção de ferramentas digitais e de Inteligência Artificial (IA) no ensino técnico, abordando a lacuna entre a disponibilidade tecnológica e sua efetiva aplicação pedagógica. O objetivo principal foi mapear e analisar as estratégias e os desafios enfrentados por professores na utilização de tecnologias inteligentes, a fim de identificar barreiras e desenvolver um produto de apoio à prática docente. A pesquisa, de abordagem mista, foi realizada com professores de uma instituição de ensino técnico em São Paulo. A coleta de dados combinou um questionário online (N=40) e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados fundamentou o desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico (PTT): um banco de estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que 90% dos docentes já utilizam ferramentas inteligentes, mas enfrentam desafios como a falta de tempo para planejamento e a necessidade de formação continuada. Como resultado prático, foi estruturado o PTT, que oferece estratégias didáticas detalhadas para o uso de IA e outras ferramentas digitais, visando mitigar as dificuldades apontadas. Conclui-se que a integração efetiva de tecnologias depende de suporte institucional e de recursos práticos. O estudo contribui ao oferecer um diagnóstico e uma solução aplicável (o PTT), fomentando a inovação pedagógica e instrumentalizando professores para os desafios do ensino técnico superior.
Palavras-chave | Educação Superior; Tecnologias Educacionais; Inteligência Artificial; Formação de Professores; Estratégias Pedagógicas. |
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