Speaker
Description
Contextualização
A incorporação de tecnologias digitais e o desenvolvimento de competências associadas ao uso crítico e ético dessas ferramentas tornaram-se essenciais no ensino superior, especialmente em cursos que exigem sólida formação matemática, como a Engenharia Agronômica. As disciplinas de Cálculo, frequentemente associadas a altas taxas de evasão e baixo desempenho, requerem metodologias inovadoras para promover maior engajamento e significância na aprendizagem.
Objetivos
Relatar a experiência didático-pedagógica de reformulação das disciplinas de Cálculo por meio da integração de tecnologias digitais e do estímulo às competências digitais no curso de Engenharia Agronômica, buscando maior contextualização dos conteúdos e autonomia discente.
Descrição da experiência
A experiência foi implementada com base em metodologias ativas, utilizando recursos como: i) GeoGebra: para visualização de funções, limites, derivadas e integrais; ii) WolframAlpha e Symbolab: para resolução simbólica assistida; iii) Kahoot! e Socrative: para avaliação formativa e gamificação; iv) Google Classroom e YouTube Educacional: como ambientes de apoio; e v) ChatGPT (OpenAI): para revisão e estudo de conceitos matemáticos com orientação ética no uso da IA.
Os principais conteúdos trabalhados incluíram limites, continuidade, derivadas, aplicações de máximos e mínimos, integrais definidas e indefinidas, técnicas de integração e aplicações à área e volume. Tais conceitos foram contextualizados com exemplos da Engenharia Agronômica, como taxas de crescimento de culturas e cálculo de áreas de plantio.
Resultados
Houve aumento do engajamento e da participação discente nas aulas, melhora nas notas das avaliações intermediárias e finais, além do desenvolvimento de competências digitais, como o uso responsável de ferramentas de IA e raciocínio lógico aplicado em ambientes virtuais.
Considerações finais
A integração planejada de tecnologias digitais no ensino de Cálculo mostrou-se eficaz tanto na aprendizagem conceitual quanto na motivação dos estudantes. Tais estratégias contribuem para uma formação mais alinhada aos desafios da agricultura digital e à atuação crítica na sociedade contemporânea.
Palavras-chave | educação superior; cálculo; tecnologias digitais; competências; engenharia agronômica. |
---|