Speaker
Description
Apresenta as práticas utilizadas para a aplicação do Projeto de Curricularização da Extensão intitulado “Educação Midiática para Cidadania Digital: Comunicação Ética e Tecnologia Responsável”, que tem como público alvo os estudantes dos cursos de Ensino Superior do Centro Universitário FAVENI, na modalidade Ensino a Distância. A iniciativa foi integrada à matriz curricular para proporcionar aos estudantes oportunidades de desenvolver habilidades práticas e contribuir para a sociedade. Estudantes, corpo docente, colaboradores e demais integrantes da comunidade acadêmica, além de organizações da sociedade civil e outras instituições com interesse em questões pertinentes à Educação MIdiática Cidadã. O Projeto tem como objetivos: Incentivar participação cidadã, Estimular ética digital, Combater desinformação online, Incentivar participação cidadã e Fortalecer responsabilidade tecnológica. A partir da integração entre comunicação, tecnologia e valores éticos, busca-se desenvolver competências para o uso reflexivo das mídias digitais e das redes sociais. A iniciativa propõe atividades teóricas e práticas que envolvem análise crítica de conteúdos midiáticos, identificação de fake news, respeito à diversidade, combate ao discurso de ódio e à desinformação e práticas colaborativas de conhecimento na Internet. A crescente presença das tecnologias digitais na vida cotidiana exige uma abordagem educacional que prepare os indivíduos para atuarem de forma crítica, ética e responsável no ambiente virtual. A ausência de formação adequada para lidar com os desafios do mundo digital, como a desinformação, o cyberbullying, o discurso de ódio e a violação da privacidade, compromete a convivência democrática e o exercício pleno da cidadania. O Projeto justifica-se pela necessidade de capacitar estudantes, educadores e a comunidade para compreender, avaliar e produzir conteúdos midiáticos de forma consciente. Além disso, a metodologia das atividades práticas utilizadas em sala de aula auxilia o estudante a desenvolver o senso crítico dentro do contexto social que está inserido.
Palavras-chave | Curricularização da Extensão; Educação Midiática; Atividades Práticas; Ensino à Distância. |
---|