4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE ALGORITMOS: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speakers

Mr Márcio Nonato Diniz Ferreira Thânia Mara Kaminski Jacon (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Description

A incorporação crescente da inteligência artificial (IA) na educação superior tem suscitado debates sobre suas contribuições e riscos nos processos formativos. As promessas de personalização da aprendizagem, automação de tarefas docentes e uso intensivo de dados para avaliação são frequentemente abordadas em termos de inovação e eficiência, sem a devida problematização de seus impactos éticos, pedagógicos e sociais. Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os usos da IA no ensino superior a partir da pedagogia de Paulo Freire, articulando conceitos como diálogo, consciência crítica e humanização. A reflexão desenvolve-se por meio de abordagem qualitativa, de natureza teórico-conceitual, fundamentada na análise crítica de obras de Paulo Freire e autores contemporâneos que discutem tecnologia, educação e justiça social. Partindo da experiência de Freire, busca-se tensionar os limites de uma adoção tecnocrática da IA, compreendendo-a como construção social marcada por interesses econômicos e ideológicos. Nesse contexto, discute-se a importância de processos de formação docente contínua e crítica no ensino superior, voltados à compreensão ética, política e pedagógica da inteligência artificial. Defende-se que os professores universitários devem ser formados não apenas para utilizar tecnologias, mas para problematizá-las em seus fundamentos e efeitos. A articulação entre pedagogia crítica e IA aponta para a construção de práticas educativas comprometidas com a justiça social, o diálogo e a dignidade humana no contexto universitário.

Palavras-chave Paulo Freire; inteligência artificial; educação crítica; educação popular; tecnologia.

Author

Thânia Mara Kaminski Jacon (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Co-authors

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