Speaker
Description
O presente resumo visa apresentar a experiência da atividade de extensão desenvolvida no componente curricular de Processos Gerenciais do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado e Assessoria Internacional de uma unidade de ensino, com carga horária de 80 horas, integra teoria e prática por meio da elaboração de um plano estratégico aplicado a uma empresa real. O projeto tem a carga horária de 40 horas. A proposta visa aproximar os estudantes do contexto profissional, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais essenciais à formação em gestão.
A ação tem como objetivo capacitar os alunos na elaboração de um planejamento estratégico eficaz, utilizando ferramentas modernas de gestão. Além disso, busca-se demonstrar como o planejamento estratégico se insere no planejamento organizacional, considerando insumos, processos e formas de controle.
Os alunos, organizados em grupos, escolhem uma empresa onde atuam ou estagiam para realizar uma análise estratégica. A atividade é conduzida em etapas: definição de papéis, desenvolvimento em aula (com uso de laboratório de informática), supervisões semanais, rodízio de liderança e registro em diário de bordo. A entrega final é um plano estratégico completo, incluindo análise SWOT, matriz BCG, 5 forças de Porter, plano de ação (5W2H), indicadores de desempenho e mapa estratégico. O projeto é entregue via plataforma Teams e apresentado à empresa estudada na semana tecnológica.
A experiência proporcionou aos alunos uma vivência prática e contextualizada, promovendo maior engajamento, autonomia e senso de responsabilidade. A interação com o ambiente empresarial favoreceu a aplicação dos conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento de habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe.
A atividade de extensão demonstrou ser uma estratégia eficaz para integrar o ensino à realidade do mercado, fortalecendo a formação profissional dos estudantes. A sistematização do processo, aliada à avaliação formativa e ao uso de rubricas, garantiu a qualidade e a relevância da aprendizagem.
Palavras-chave | curricularização da extensão; atividades de extensão; organização curricular |
---|