4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Inovação Curricular: a organização curricular por projetos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speakers

Dr Esmeralda Aparecida de Oliveira (Centro Paula Souza)Mr Rovilson Freitas (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Description

O resumo apresenta a experiência da equipe da Área de Análise e Formulação de Currículos e Cursos (AFCC) de uma autarquia Estadual, na organização curricular por projetos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial.
O Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial (CST em IA) de uma unidade de ensino do estado de São Paulo, surge como resposta à crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologias emergentes. Do eixo tecnológico Informação e Comunicação, estruturado por competências, e fundamentado na articulação entre teoria, prática e demandas do setor produtivo, o curso busca desenvolver soluções inovadoras em IA, com domínio técnico, visão ética e responsabilidade social. Busca-se integrar competências profissionais e socioemocionais, promovendo a aprendizagem ativa, interdisciplinar e contextualizada, com foco em resolução de problemas reais.
A organização curricular é inovadora, a partir das competências profissionais, foram propostos projetos integradores e atividades práticas com temáticas para desenvolvimento dessas competências. A matriz curricular contempla componentes presenciais e assíncronos, articulados por temáticas semestrais que envolvem gestão de projetos, aprendizado de máquina, big data, segurança da informação, entre outros. A curricularização da extensão e a atuação em ambientes reais de trabalho são pilares da formação. O curso também conta com mentorias do setor produtivo e um escritório de carreira para desenvolvimento de competências socioemocionais.
A proposta curricular promove maior engajamento dos estudantes, desenvolvimento de competências alinhadas às exigências do mercado e formação de profissionais aptos a atuar em contextos complexos e dinâmicos. A integração com empresas e o uso de tecnologias de ponta fortalecem a empregabilidade e a inovação.
A organização curricular do CST em IA representa um avanço significativo na formação tecnológica, ao alinhar educação, trabalho e inovação. A proposta contribui para a transformação do ensino superior, tornando-o mais conectado às necessidades sociais e econômicas contemporâneas.

Palavras-chave inovação curricular; organização curricular; inteligência artificial

Author

Mr Rovilson Freitas (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Co-author

Dr Esmeralda Aparecida de Oliveira (Centro Paula Souza)

Presentation materials

There are no materials yet.