Speakers
Description
O resumo apresenta a experiência da equipe da Área de Análise e Formulação de Currículos e Cursos (AFCC) de uma autarquia Estadual, na organização curricular por projetos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial.
O Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial (CST em IA) de uma unidade de ensino do estado de São Paulo, surge como resposta à crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologias emergentes. Do eixo tecnológico Informação e Comunicação, estruturado por competências, e fundamentado na articulação entre teoria, prática e demandas do setor produtivo, o curso busca desenvolver soluções inovadoras em IA, com domínio técnico, visão ética e responsabilidade social. Busca-se integrar competências profissionais e socioemocionais, promovendo a aprendizagem ativa, interdisciplinar e contextualizada, com foco em resolução de problemas reais.
A organização curricular é inovadora, a partir das competências profissionais, foram propostos projetos integradores e atividades práticas com temáticas para desenvolvimento dessas competências. A matriz curricular contempla componentes presenciais e assíncronos, articulados por temáticas semestrais que envolvem gestão de projetos, aprendizado de máquina, big data, segurança da informação, entre outros. A curricularização da extensão e a atuação em ambientes reais de trabalho são pilares da formação. O curso também conta com mentorias do setor produtivo e um escritório de carreira para desenvolvimento de competências socioemocionais.
A proposta curricular promove maior engajamento dos estudantes, desenvolvimento de competências alinhadas às exigências do mercado e formação de profissionais aptos a atuar em contextos complexos e dinâmicos. A integração com empresas e o uso de tecnologias de ponta fortalecem a empregabilidade e a inovação.
A organização curricular do CST em IA representa um avanço significativo na formação tecnológica, ao alinhar educação, trabalho e inovação. A proposta contribui para a transformação do ensino superior, tornando-o mais conectado às necessidades sociais e econômicas contemporâneas.
Palavras-chave | inovação curricular; organização curricular; inteligência artificial |
---|